Para não esquecer...

EX-CITAÇÕES * 148. escócias de outra vida

… Quem mais contribuiu para revigorar o nacionalismo escocês foi a desastrosa mrs. Thatcher, quando impôs à Escócia reformas de “liberalização económica”que, pelas suas nefastas consequências (nalgumas comunidades o desemprego atingiu 80%), não foram adoptadas no resto do Reino Unido…. 
… Enquanto que na Inglaterra as universidades têm vindo a ser transformadas em empresas comerciais (os alunos são agora “clientes” endividados), o ensino universitário escocês continua a ser implementado como um investimento público. E o Serviço Nacional de Saúde, que está a ser gradualmente privatizado na Inglaterra, continua a ser grátis na Escócia…. 
… O facto é que a Escócia tem conseguido assegurar a manutenção de benefícios sociais que estão a ser destruídos na Inglaterra à custa, em larga medida, da economia global do Reino Unido de que a Inglaterra é a parte dominante… 
… Oh, cínica Inglaterra! Como bem dizia o iracundo Junqueiro quando foi do Ultimato. Nesse tempo, o nosso sentimento nacionalista foi tão intenso que até quisemos comprar à Inglaterra um naviozito de guerra… para invadir a Inglaterra!... 
… Não sendo inglês nem escocês, mas residente nestas paragens há mais de meio século (e com uma confessada simpatia pela Escócia que aplaude os nossos futebolistas nos jogos contra a Inglaterra), o que eu gostaria é que houvesse maior autonomia da Escócia no contexto do Reino Unido e menor autonomia do Reino Unido no contexto duma União Europeia mais equitativa. Deixando o nacionalismo para os hinos e os jogos de futebol. ….
[Hélder Macedo, escritor, poeta]

escrito por Gabriela Correia, Faro

0 comentário(s). Ler/reagir: