cantinflada
Seguindo um princípio que adoptei há uns anos, posso deitar-me descansado; já aprendi algo[a foto retrata os meus mestres de hoje]:Cantinflas
[Mario Moreno Reyes "Cantinflas", o célebre actor mexicano]distinguiu-se, mais do que por qualquer outro traço, pela sua maneira de falar. Foi a partir desse seu estilo que a Real Academia Española criou o verbo cantinflear, o substantivo cantinflada e os adjectivos cantinflesco e cantinflérico.
Se o meu leitor duvidar do que escrevo, encontra confirmação no Dicionário da Real Academia
[online em http://buscon.rae.es/draeI/].Aí poderá ficar a saber que cantinflear significa
[particularmente em Cuba e no México]falar de forma disparatada e incongruente e sem dizer nada -- e ainda actuar da mesma maneira.
A propósito, lembrava o mestre José Alberto alguns discursos na nossa Assembleia da República. E a mim vinham-me à memória os versos do grande Alexandre O'Neill:
DISCURSOescrito por ai.valhamedeus
no dize-tu-direi-eu
havia um que dizia
quer dizer é como quem diz
que o mesmo é não dizer nada
tenho dito
1 comentário(s). Ler/reagir:
Gracias ai! amigo jesus
Neste blog quer dizer neste espaço cibernético (lençol espacial onde dormem os bits com os baites) que se apresenta em branco porque como todos sabem está preparado para nele se escrever o que se pensa porque segundo dizia Platão no seu [panis macacorum] os seres humanos pensam que é como quem diz são racionais porque de outro modo seriam irracionais e então não podiam ser humanos porque não poderiam pensar. Vem esta preclara explicação a propósito como já devem ter percebido (sim porque os leitores do ai-jesus percebem) da referencia que se me atribui sobre os discursos na Assembeia da República que só não é das bananas porque o clima não é lá grande coisa para a produção desta fálica fruta mas que os deputados teimam em descascar para manterem as mãos ocupadas mas não seria justo pôr os deputados das bananas a fazer discursos ou seja a alinhavar palavras porque para isso têm os assessores que ganham mas não produzem, escrevem mas não pensam e se pensam calam para não ofuscarem a lamparinazinha que alguns deputados escondem debaixo da casca das suas bananas.
Tenho dito.
Enviar um comentário