Para não esquecer...

PHILOSOPHIE MAGAZINE

L'amour vu par les grands philosophesEm visita reincidente à Bretanha e Normandia, encontrei um Agosto francês

[o Agosto há pouco terminado]
particularmente dedicado à filosofia, na comunicação social: o nº 2178 de Le Nouvel Observateur
[3 a 9 de Agosto]
publicou o dossiê "O amor visto pelos grandes filósofos"; o destaque de capa do nº 1768 de Le Point
[3 de Agosto]
foi Nietzsche: "O grande retorno de Nietzsche, o filósofo da vida"
[um dossiê organizado por Roger-Pol Droit]...
... E descobri
[já no seu nº 3, de Agosto-Setembro]
Philosophie Magazine um jornal bimestral de filosofia: Philosophie Magazine. O que é singular nesta publicação é o tratamento filosófico de temas actuais:
no caso, debate-se o conceito de guerra justa, recordando Rwanda, a ex-Jugoslávia, o Iraque ou o Irão; em meses quentes de... mostrar o corpo, analisa-se o conceito do corpo (quase) perfeito... e em tempo que convida à viagem, recordam-se as viagens filosóficas -- de Platão à Sicília até Lévi-Strauss ao Brasil, passando pela descoberta cartesiana do norte europeu, pela descoberta hegeliana e rousseauniana dos Alpes ou pela reconstrução da cabana de Skjolden de L. Wittgenstein, etc..
Outros motivos de interesse nesta aedição: um dossiê sobre Confúcio, "um célebre desconhecido"; textos sobre o absurdo, sobre Rousseau e a bondade dos simples, sobre Sherlock Holmes, sobre as relações entre o filósofo Merleau-Ponty e o artista Cézanne...
[etc., mais uma vez].
Ah! Philosophie Magazine dinamiza um blogue, sendo que através da sua hiperligação Abonnement & Achat se pode assinar a publicação ou comprar números atrasados.

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: