Para não esquecer...

CHAMAMÉ

Caro leitor, este texto só tem interesse para si se não sabe o que é o chamamé

[como acontecia comigo até anteontem. Um beijo para a Adriana, que mo deu a conhecer].
De qualquer modo, não lhe vou dar senão o que lhe posso dar: indicações de como pode iniciar a sua investigação sobre o chamamé.

Comecemos por aqui: o chamamé é um estilo musical dançável. O principal género musical folclórico do nordeste argentino
[originário de Corrientes, na Argentina. Embora as semelhanças com a música do nordeste brasileiro sejam sobremaneira evidentes: o sítio Página do Gaúcho garante mesmo que o chamamé está cada vez mais abrasileirado. O Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira faz uma muito breve síntese das ligações entre, digamos, os chamamés dos 2 países].
A Wikipédia tem também verbete breve
[o texto espanhol, que aconselho vivamente, é bem mais extenso]
sobre o tema:
"Em sua origem se integram raízes culturais dos indíos guaranis, do descobridor espanhol e até de imigrantes italianos. O chamamé é o resultado do amor, da fusão de raças, que misturadas com o tempo contaram a história do homem e de sua paisagem, projetando-se inclusive para outras fronteiras".
Interpretado a solo ou em duo, o chamamé pode ser dançado aos pares ou sapateado -- diz o sítio Viver no campo, que sublinha a versatilidade do estilo
"que vai desde um calmo chamamé- canção em tom maior ou menor, a um chamamé bem bagual em andamento bastante rápido quase uma polca. Vinculado ao chamamé está essa manifestação denominada "Sapukay" que nada mais é que o grito dado espontaneamente pelos chamameceros no momento em que lhes dá gana ou no final de cada tema".
Chango SpasiukChango Spasiuk é um dos expoentes máximos do chamamé
[o sítio Chamamé, abaixo referido, publica uma entrevista com ele].
Dele deixo aqui uma faixa que tem o mesmo nome do álbum de que foi retirada: Chamamé Crudo.

Se gostar do estilo, vá até ao sítio Chamamé; lá encontra alguns vídeos
[com som, obviamente. Além de artigos, ficheiros-amostra de áudio em mp3 -- uns de borla e outros compráveis --, etc. E ainda uma Rádio Chamamé -- que não emite 24 horas e aceita um número limitado de ouvintes :-)].
Última sugestão de consulta: o sítio Corrientes es chamamé.

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: