Para não esquecer...

Pê... quê?! [4] MEMÓRIA DO FUTURO

Mandam as lições da História que o sr. José de apelido Sócrates há-de desaparecer

[e com ele os ministros e acólitos que nos atormentam os dias e as horas. Se Júpiter quiser, Portugal há-de sobreviver].
Virão então os salvadores do Pê-èsse dizer que o actual P"S" não foi o autêntico P"S"
[o autêntico, o a sério, o de esquerda, o republicano e eventualmente o laico].
Virão os Soares-2 e os Manuéis-Alegres-2 gritar que eles
[os Soares-2 e os Manéis-2]
nunca concordaram com a política do actual governo P"S". Virão jurar que gemeram e sofreram ao ritmo do gemer e sofrer dos portugueses
[e virão pedir o voto no autêntico Pê-èsse].
Do presente
[que então será passado]
pergunto eu ao futuro: cadê
[nestes dias e nestas horas]
os futuros Soares-2 e Manuéis-Alegres-2? Agora quedos e calados, onde estão os que hão-de vir jurar que sofreram e gemeram?

escrito por ai.valhamedeus

4 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Vivemos no país do prós e a favor... De sócrates, assim, com letra pequena!
Será de novo necessário lutar pela pluralidade de informação e o direito ao contraditório?
(vitor m)

Anónimo disse...

Post Scriptum:
Este é o PS "Post Mortum".
E o PM, espero que o seja em breve, pelo menos, politicamente.
Quanto aos "zombies". Por mim, podem continuar a deambolar por aí.

Abraço
MF

Anónimo disse...

Belo post! Mas se alterares o PS para PSD, e respectivas "personagens", verás que o texto se aplicaria no mesmo peso e medida a outras circunstâncias, passadas ou futuras!
Sim, porque o futuro será obviamente laranja, e depois novamente rosa e assim sucessivamente... No que diz respeito a cores políticas claro, porque para o povo será sempre negro!...

Mas todos têm muitos defeitos e algumas qualidades (ou quase todos), mas tenho que admitir que Sócrates tem coragem política, talvez não a suficiente, mas tem! Coisa que raramente se vê na política. Numa situação em que o país está mal! ele não diz que está em clara recuperação e que a crise já era! Foi precisamente isto que o Santana disse um mês antes de deixar o governo, numa situação muitas vezes pior do que ele a "pintava". Não quero com isto dizer que ele é o culpado! Seria demasiada ingenuidade. Quero sim dizer, que são todos, sem excepção, culpados! Sucessivos governos, PS e PSD, e os Portugueses em geral, por não se interessarem o suficiente, por ainda acreditarem em discursos populistas e demagógicos, por voterem sempre nos mesmos em vez de reforçar a oposição, os pequenos partidos, para termos sempre uma boa oposição! O que não acontece quando só temos um partido com voz na oposição (e sinceramente, coitado do Marques Mendes)!

ps: escusado será dizer que não sou Social Democrata nem sequer Socialista!
Não se esqueçam que os partidos políticos, não são clubes de futebol!

Ai meu Deus disse...

(Especialmente) para o pedro santos três notas de discordância (para além da concordância nisto: quando no poder, não há diferenças significativas entre o P"S" e o PSD):

1) Não há fatalismo que nos obrigue a aceitar a dança governativa P"S" - PSD, ainda que assim tenha sido de há uns anos a esta parte.
Mais: os 2 partidos constituem uma falsa alternativa, porque eles dançam a mesma música (e nisso concordamos). Já o disse: a fusão de ambos nem exige grandes alterações -- basta que deixe de haver PPD/PSD e P"S" para haver só P"S"D.
Mais ainda: só será assim enquanto quisermos.
Mais ainda ainda: está na hora de querermos que deixe de ser.

2. Na oposição é onde as diferenças entre os 2 partidos são mais significativas. Na oposição, o P"S", digamos, ganha uns ares de esquerda. É por isso que, se dependesse do meu voto a vitória do P"S" ou do PSD, eu jamais votaria P"S". Prefiro o PSD no poder porque o P"S" é mais interessante na oposição.

3. A "coragem" de sócrates é uma ilusão. Ele não é corajoso, é ditador. Essa coragem, conheço-a eu razoavelmente bem: salazar também era corajoso. Ainda mais que sócrates. E, tal como o antónio oliveira, talvez também sócrates vá salvar os cofres do Estado. Como salazar salvou. Talvez, como salazar e em consequência, também ele encherá (novamente) os sanatórios de tuberculosos.
Isto não é coragem. Coragem seria, dito em termos simplistas, ir buscar o dinheiro onde ele abunda; ir buscá-lo aos bolsos onde ele falta (por ex., aos desgraçados que precisam de ser hospitalizados nas novas condições propostas), lutando contra estes com armas desiguais (porque não temos armas contra a legislação desta gente), isso não se chama coragem; chama-se cobardia.
Cobarde é quem, por exemplo, aposenta compulsivamente os funcionários públicos que criticam ministros (como este governo já fez). Cobarde é quem justifica tudo com o alibi da maioria absoluta (salazar também tinha de vez em quando "multidões" nos terreiros do paço lisboetas a apoiá-lo).
Cobarde é quem chama ignorantes aos 20000 professores que se manifestaram em Lisboa, dizendo-o em palcos (os televisivos, por ex.) a que esses 20000 não têm acesso.
Cobarde é quem justifica com os "sagrados" princípios da igualdade os ataques a esses mesmos princípios, sem ter coragem de assumir os seu$ verdadeiro$ objectivo$ (veja-se a idiotice cobarde das taxas moderadores dos internamentos).

Se sócrates é corajoso, eu quero ser cobarde. Entranhadamente cobarde!