Para não esquecer...

POUPAR É PRECISO

Há uns anos, a Marlboro checa elaborou um estudo em que demonstrava que o consumo do tabaco era bom para as finanças públicas. Utilizando os argumentos esgrimidos pelos governos, a Marlboro provava que a morte prematura dos fumadores poupava ao Estado milhões em cuidados de saúde e pensões. Algumas pessoas vociferaram, estrebucharam e indignaram-se por tamanha desfaçatez e crueldade.

Ora a Marlboro não fez mais do que os governos fazem. Taxas moderadoras, corte nos subsídios a medicamentos para doenças crónicas, fecho de maternidades etc. e tal, têm como pano de fundo os gastos.

Há muitos medicamentos subsidiados para certo tipo de doenças. Por exemplo, a diabetes. Haveria que cortar nisso e já. Primeiro porque a diabetes, propriamente dita, não mata. Depois sobreviveriam só as que tivessem condições e po$$ibilidades. Era uma política de esquerda, porque aceitava naturalmente a teoria evolucionista de Darwin, e poupava ao erário público muitos milhões. Só uma adaptação: deveriam começar tais cortes pelos militantes do PS, seguiam-se os do PSD e assim sucessivamente. Que tal?

escrito por Carlos M. E. Lopes

0 comentário(s). Ler/reagir: