Morreu Pinochet. Foi hoje cremado
[queimado, queria eu dizer].Sem honras de Estado, como é de esperar de um regime democrático.
Com honras militares, incompreensivelmente. Digo eu
[a menos que os militares não sejam democratas]...escrito por ai.valhamedeus
14 comentário(s). Ler/reagir:
[a menos que os militares não sejam democratas]...
fui subitamente transportada para o dia em que o meu pai foi sepultado. ninguém esperava aquelas salvas (a marinha de guerra foi lá dizer adeus a um dos seus) mas pelo menos elas fingiram o adeus que ninguém conseguiria dizer. o mais estranho foi ver o melhor amigo de andanças políticas colocar-lhe entre as mãos um cravo vermelho. e, por muito simbólico que o gesto tenha sido, eu só consegui recordar o quanto ele discordava de flores em funerais. pareceu-me uma ofensa. só voltei ao cemitério cerca de um ano mais tarde porque os meus mortos... não os consigo deixar ali. fui porque a minha mãe me pediu e, nesse dia, juro que o céu troava, furioso mensageiro disfarçado de sol. ninguém mais viu e ouviu. não voltei. não quero deixá-lo morrer ali. não deixo. nem a ele, nem ao cravo.
[a menos que os militares não sejam democratas]...
tu sabes que podem ser.
Que o exército o homenageie não espanta - não têm os militares tentações para as ditaduras, por vezes até de esquerda?...
Que arda no inferno, que nem deus lhe valerá!
vitor
Tenho algumas dúvidas que vá para aí arder !!!
O mais certo é ficar pelo purgatório pois safou o Chile da anarquia em que Alende mergulhou o Chile.
Este sim, não deverá safar-se do inferno. Conseguiu ainda ser pior que os nossos bravos esquerdistas de Abril que puseram Portugal e as Colónias a ferro e fogo.
Outro grande democrata que também dentro em greve deve chegar ao reino do mafarico é Ficel, el comandante que chacinou mais de 17 mil cubanos e meteu mais de 100 mil nas masmorras por delitos de opinião e isto para não falar nas centenas de milhares de cubanos que fugiram do paraíso comunista cubano, por mar, para os USAS.
Enfim... já a minha avó dizia: "mais cego é aquele que não quer ver."
As ditaduras, por vezes (ah ah ah - quase sempre) de esquerda, ficam no poleiro a aterrorizar o povo até que o ditador morra.
O caso mais flagrante é, neste momento, o cubano com Fidel.
Pinochet, sem sombra de dúvida ditador, mas depois de corrigir os malefícios provocados pela política louca de Allende (roubos, prisões, nacionalizações, etc. A inflação no Chile de Allende chegou a atingir 500%) (escrevi bem quinhentos por cento) largou o poder e permitiu eleições livres muito embora tenha posto condições pois bem sabia que a esquerda queria a sua cabeça.
Nestas coisas é bom comparar os ditadores de direita com os de esquerda.
Facilita a compreensão das coisas e tira a pala dos olhos.
Que é isso de ditadura de esquerda (ou de direita)?! ditadura é ditadura!
ou Allende não ganhou as eleições? ou as armas dos militares comandados por um ditador valem mais do que os votos, bastando para tal que o ditador seja "de direita"? ou as mortes mandadas por um ditador (que Pinochet mandou matar!) são lícitas, na condição de este ser "de direita"? ou Fidel justifica Pinochet, mesmo que se não justifique a ele próprio?
valha-me Deus!
Com que então "a minha ditadura é melhor que a tua"?
Oh calhordas que grande calhoarda!
Insistes nas ditaduras de esquerda e esqueces hitler, mussolini, salazar, franco (e tantos outros de direita) que se calhar também tiraram os seus países da "anarquia".
Vamos lá ser sérios, eu também podia dizer (mas não digo) que Staline pôs a velha Rússia na ordem e estaria a desculpá-lo (o que não faço)...
(vitor)
Infelizmente morreu. Teria ficado muito mais contente se ele pudesse viver mais 20 ou 30 anos, na prisão, pagando pelo que fez. Deixem-se dessas tretas de céu, purgatório e inferno.
Apenas existe o "cá se fazem, cá se pagam"
Neste caso, não pagou.
Há para aqui uns senhores que:
1-- Autoproclamar-se um sistema de democrático, o sistema é bom, perfeito e intocável;
2-- Autoproclamar-se um sistema de ditadura, o sistema é mau, imperfeito e malévolo para o povo.
A História ensina-nos que há democracias que são péssimas e ditaduras que são a única forma de resolver os problemas de uma sociedade.
O mérito ou o demérito está no leader.
E essa de dizer que a democracia é o menos mau dos sitemas é conversa da treta para enganar papalvos.
Tudo está inter-relacionado com os tempos, os locais, as sociedades,os ambientes, as culturas...
Passa bem com a tua ditadura, Calhordas, mas pf não a imponhas a quem a não quer. Tenha ela a cor que tiver.
Antes uma democracia de merda do que uma ditadura "perfeita".
vitor
Para o anónimo que está a seguir a mim:
Eu não imponho nada
mas vejo por aí muito democrata a impor a "sua" democracia aos outros.
Mas como este também se autoproclama de democrata nem enxerga que ele é que está a cair na ditadura.
Por haver mentalidades como a deste anónimo é que tivemos Uniões Soviéticas, Alemanhas Nazis, Chinas, e ainda temos Irões, Koreias do Norte, Cubas, etc. todos eles sufragados pelo voto popular. E mais, quase sempre com 99 % dos votos.
Não te esqueças de tomar a medicamentação a horas.
O neto de Pinochet foi expulso do exército por fazer o elogio fúnebre do avô.
Praticou um delito de desobediência e de opinião.
Nem sequer foi julgado ou ouvido.
Expulso pura e simplesmente sem direito de defesa.
Qualquer ditador assinaria o édito de expulsão.
Esta gente q tanto defende as ditaduras (e eu acho que têm o direito de o fazer) deveria ter vivido naqueles regimes, e só depois opinar.
Eu vivi em ditadura salazarenta, manifestei-me, enquanto estudante, contra a guerra colonial e também contra as ditaduras de leste e digo-vos - NÃO GOSTEI.
(vitor)
No País X um sargento da Marinha foi há dias castigado por ter prestado declarações aos jornalistas. O tribunal suspendeu a sanção, mas, mesmo depois da suspensão, o sargento continuou preso.
O País X não é nem Coreia do Norte, nem Irão, nem China, nem é governado por ditadores (ou será?).
[...a menos que os militares não sejam democratas...]
Nesse País X há uns tempos atrás sindicalistas-funcionários-públicos foram compulsivamente aposentados pelo governo por se terem referido a ministro em termos que o ministro achou impróprios. O País X não é governado por ditadores (ou será?)
Enviar um comentário