Esta faz-me lembar o "argumento do povoamento" utilizado contra o sim na campanha do último referendo, segundo o qual a despenalização do aborto contribuiria para acentuar o envelhecimento do país:
Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, SENTENÇA PROFERIDA EM 1487, NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSOescrito por ai.valhamedeus [com um beijo para a Teresa Mé-mé]
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5, maço 7)
Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido:
- Com 29 afilhadas e tendo delas 97 filhas e 37 filhos;
- Com 5 irmãs teve 18 filhas;
- Com 9 comadres 38 filhos e 18 filhas;
- Com 7 amas teve 29 filhos e 5 filhas;
- Com 2 escravas teve 21 filhos e 7 filhas;
- Dormiu com a tia, Ana da Cunha, de quem teve 3 filhas,
- Da própria mãe teve 2 filhos.
Total: 299,
- Sendo 214 do sexo feminino
- E 85 do sexo masculino,
- Tendo concebido em 53 mulheres".
[agora vem o melhor:]
"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou pôr em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ter ajudado a povoar aquela região da Beira Alta.
Tão despovoada ao tempo,
E guardar no Real Arquivo, esta sentença devassa e mais papéis que formaram o processo.
8 comentário(s). Ler/reagir:
Sempe achei que D. João II foi um dos reis mais lúcidos. Pelo que se vê, também tinha sentido de humor.
Caríssimo
O perdão é um dom que só dignifica quem dele faz bom uso.
Viva El rei D. João II.
Uma santa quaresma para todos.
Caríssimo padre Lúcio, até o perdão tem limites, como prova a verídica estória que se segue:
-Padre! Queria confessar-me.....
-Então meu filho que me tens a dizer?
-Sabe....fui infiel à minha mulher. Eu sou produtor de cinema e na semana passada tive relações sexuais com a Jenifer Lopez com a Cindy Crawford e com a Cameron Diaz, cada uma à sua vez.....
-Pois é meu filho, mas não poderei absolver-te....!
-Mas, mas, Padre, porquê se a misericórdia de Deus é infinita?
-Não me fodas! Nem eu nem Ele vamos acreditar que estejas arrependido...!
Sr. Padre Lúcio, se continua a ler este blogue, ainda aprende demais. Quer saber uma nova interpretação de uma passagem bíblica que o senhor conhece muito bem de certeza?
Certo dia Abrahão "escutou" uma ordem de Deus para que matasse o próprio filho (Isaac) como prova de sua lealdade a Deus.
Abrahão se prontificou a cumprir a ordem.
Levou o filho até o altar de sacrifício.
Quando Abrahão levantou o punhal para dar o golpe mortal, escutou uma voz:
"Abrahão!!! Pára!!! Não precisa mais matar o Isaac!! Já provaste tua lealdade". Abrahão solta o punhal, Isaac aproveita a oportunidade, se levanta do altar e sai correndo na maior disparada. Abrahão grita: "Volta Isaac, meu filho, Deus já aprovou minha lealdade, volta meu filho, Deus te ama!!!". Isaac responde: "Deus me ama porra nenhuma. Se eu não fosse ventríloquo, tava fodido".
Este padre, na Alemanha de hoje, delapidaria rapidamente os subsidios estatais de incentivo aos nascimentos.
Tem razão padre lúcio, sempre houve muito perdão quando os pecadores eram clérigos (para as leigas que abortam não se falou muito de perdão na campanha do referendo).
Na mesma época do prior de Trancoso, o bispo de Liége, Enrique de Gueldre (sagrado bispo aos dezanove anos) gabava-se publicamente de ter feito catorze filhos em vinte e dois meses. O rapaz não era lá muito rápido. E o Cardeal Wolsey, nomeado Legado vitalicio na Inglaterra, en 1518, vivia num enorme palácio rodeado de 800 criados, uma concubina e vários filhos aos quais concedeu todos os benefícios ao seu alcance.
Deixem em paz o P. Lúcio, que não existe nem nunca existiu, e pensem mas é no perdão e magnanimidade D'El-Rei, D. João II, e nas honrarias concedidas ao "povoador das Beiras"!
Se naquele tempo houvesse "Book Guiness" muito justamente o prior faria parte, destacado, do Livro.
Ó Tonho, estória verídica???
Vai gozar com...
K botas de elástico vós m saístes! Em vez de enaltecerdes a virilidade beirã do padre de Trancoso, ficais armados em intelectuais...
Enviar um comentário