A secção Blogue bem informado do semanário Tal&Qual desta semana é feita com duas fotos
[do nosso... repórter fotográfico Carlos Monteiro]e a síntese de 2 textos do Ai Jesus!. Numas e noutros, em notícia, o reino
[viseense]de Ruas, objecto de "reportagem" nos posts ZOOM [22] - no reino de ruas e Viseu... naturalmente (nas) Ruas.
É este o texto de Carlos Vieira, a que o jornal faz referência, escrito para o Ai Jesus!:
Rotunda com Jacuzzi Gigante
Viseu já é conhecida como a capital das rotundas. Já concorremos à maior broa do mundo, mas por este andar ainda entraremos no Guiness como a cidade do mundo com mais rotundas.
Fernando Ruas já chama às rotundas espaços verdes e até teve a originalidade de criar uma rotunda com dois bancos de jardim debaixo de uma tília, mesmo ao lado de uma escola do 1º ciclo. Que lindo exemplo, dois em um, de educação ambiental e rodoviária (claro que não há passadeiras para atravessar a estrada até à rotunda)!
Já tínhamos ficado verdadeiramente embasbacados com as obras de arte escultóricas colocadas em algumas rotundas, que pela sua beleza estonteante e dimensão avantajada atraem perigosamente a atenção dos automobilistas. Depois surgiram, nas rotundas das novas radiais, umas estranhas composições com pedras e cascalhos que nos deixaram confusos ao tentar destrinçar se estaríamos perante a musealização de vestígios arqueológicos ou um simples aproveitamento de restos de obras.
Agora, para gáudio de todos, Fernando Ruas oferece aos viseenses um jacuzzi gigante no meio de uma rotunda oval. Alguns desiludiram-se com o “bidé”, na expectativa de uma fonte semelhante à “cibernética” (com luzes e música, apesar de nunca ali se ter ouvido mais do que o som da água a jorrar dos repuxos) na rotunda onde antes existia a estação da CP. Os bombeiros municipais, ali mesmo ao lado do jacuzzi, talvez apreciassem mais o prazer de mergulhar naquela banheira, depois de regressarem do combate às chamas, num local mais recatado, mas “a cavalo dado, não se olha o dente”. Obrigado, Dr. Ruas, por esta prenda natalícia!
Carlos Vieiraescrito por ai.valhamedeus
9 comentário(s). Ler/reagir:
tal e qual... abraço e o álvaro não dá o troco.
Já não bastam os de fora para falar mal da nossa cidade, vão os de dentro e aproveitam para bater mais nela dando munições aos outros... É pena.
Ana Castro
Ainda não percebi muito bem se a crítica é às rotundas ou áquilo que lá colocam.
Que é que os críticos sugerem que fique nas rotundas?
Ainda não vi uma única sugestão.
Carísssimos
Nestes tempos de laicismo, deveria a Câmara de Viseu mandar colocar uma estátua de um santo e dar o respectivo nome a cada rotunda.
Muitas almas regressariam ao caminho do qual se transviaram. Seria um sinal que Viseu daria ao mundo inteiro, mostrando a fé dos seus habitantes
É esse o caminho( ou a rotunda) da salvação.
Continuação de um Santo Domingo.
Ó sr. padre lúci(d)o,
isso é que ser lúci(d)o! assim, SIM!
Uma Santa Semana!
Com tanta falta de equipamentos que contribuam para melhorar a qualidade de vida dos viseenses é aceitável que se esbanjem dinheiros públicos em rotundas, circulares largas e desertas que nem ciclovias contemplam, betão, betão e mais betão?
Em tempo de "aperto" ambiental, dever-nos-emos orgulhar do número de fontes, relvados e monumentos que as enfeitam?
Para 1 jornal se preocupar com o vosso blog é porque é um pasquim. Ficais todos em boa companhia!!!
Vá lá, confessa! Quanto pagaste para publicarem a notícia? Foi mesmo assim tal e qual?
Cumprimentos,
ALM
Ó ALM,
custou caro. Mas valeu a pena! ;-)
Abraço.
Enviar um comentário