Para não esquecer...

OS PIDES ANDAM POR AÍ

O número das delações

[e dos consequentes processos, processos disciplinares, demissões]
soma e segue. Ou a minha memória é curta ou nunca depois do 25 de Abril o fenómeno teve as dimensões que se conhecem nestes tempos de governação do pê-èsse licenciado em engenharia. Mas a coisa entende-se facilmente, quando se matuta um pouquinho nela.

É do conhecimento geral que, antes de Abril de 74, viviam neste país milhares de informadores da PIDE. E, apesar dos que terão morrido, muitos hão-de continuar a viver. Entretanto, alguns deles terão criado filhos segundo os ensinamentos da bufaria pidesca
[que se caracteriza, como se lembrarão os mais entradotes em idade, pela denúncia do anónimo estudante da faculdade ou vizinho ou colega ou mesmo amigo].
Por quê nos haveremos, então, de admirar com o crescente fenómeno da bufaria? Por mim, só há um aspecto que me surpreende: o ter tardado tanto. Os outros aspectos, não. Nem o facto de a coisa ter ganhado esta dimensão durante um governo pê-èsse, nem o facto de no
[governo]
pê-èsse haver um aparelho que é sensível à bufaria
[o aparelho que levanta os processos e assina demissões. De que faz certamente parte o ministro que, ao justificar a exoneração de Celeste Cardoso, deixou escapar que ela fora nomeada para o lugar pelo Governo PSD/CDS, por “manifesto favor político” e que manifestara "deslealdade para a tutela"].
Nem isso.

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: