Sou republicano, ou melhor, sou antimonárquico e para tal posição muito contribuem… os monárquicos. Penso que é mau a pessoa ser anti qualquer coisa. Mas, no caso, a República é o menos mau dos sistemas. Repugna-me que a pessoa seja uma predestinada a reinar, mesmo que seja um mentecapto, como sucedeu ao longo da nossa história. Não concebo tal situação. E para isso o nosso “pretendente” muito tem contribuído.
O regicídio, cujo centenário ora se celebrou, não deveria ser motivo de comemorações, muito menos servir para glorificar os seus autores. A morte, seja qual for a sua modalidade, não se celebra. Lamenta-se. Deve-se saudar, isso sim, a República.
D. Carlos era um Rei, com a legitimidade própria dos tempos. Era um Rei constitucional. Há quem diga que um Rei com muitas qualidades e muitos defeitos. Culto e esbanjador, amante da ciência e arrogante, todas essas características coexistiam no nosso monarca. Diz-se que terá sido morto, não pelos seus defeitos, mas pelas suas qualidades. Terá sido? Não sei, mas não me admirava.
escrito por Carlos M. E. Lopes
Oxford Word Skills Series
Há 1 semana
0 comentário(s). Ler/reagir:
Enviar um comentário