Tem havido grande polémica sobre a participação ou não da banda do exército na cerimónia evocativa dos 100 anos do regicídio que vitimou D. Carlos.
Tenho seguido a polémica, onde uns defendem a proibição e outros defendem a participação.
Quem se opõe diz que o Rei foi um mau Rei, depauperou os dinheiros públicos, viveu à “grande e à francesa” sem respeito pela miséria do povo. Quem o defende diz que o Rei foi um excelente rei, preocupado com a democracia, era um rei culto etc e tal. Tudo bem, digo eu. Ambas as coisas, se calhar, são verdade.
Há uma coisa que poucos dizem: D. Carlos foi um chefe de Estado de Portugal. Ora não me parece que o argumento de que foi mau Chefe de Estado seja argumento suficiente para lançar o opróbrio sobre o homem. Os nossos governantes são todos eles exemplo de virtudes?
Por outro lado, pelo facto de ser Chefe de Estado, só por si, deve merecer honras militares.
A homenagem que lhe é prestada é uma homenagem organizada por ilustres portugueses, mas que não representam institucionalmente o país. Quem representa o país são os poderes constitucionais: a Assembleia, o Presidente da República, o governo e os Tribunais. Na minha opinião, só a AR, o governo ou o Presidente poderão ter iniciativa para homenagear com carácter institucional e nacional quem quer que seja. Não um grupo de pessoas, por mais ilustres que sejam.
Uma qualquer banda do exército não pode participar em comemorações de um grupo de pessoas, se tal homenagem não partir dos órgãos que referi. Pelo que a proibição da participação da banda do exército em tais comemorações é justa.
escrito por Carlos M. E. Lopes
A POLÉMICA SOBRE OS 100 ANOS DO REGICÍDIO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentário(s). Ler/reagir:
Sr. Carlos Lopes
não seja fundamentalista no hiper-legalismo que quer ver aplicado sobre um assunto de lana caprina.
Numa época de crise, que tal a banda do exército cobrar umas massas, pela actuação á conta do D. Carlos.
Modernize-se.
O que é a república?
São um grupo de bandidos que roubam à descarada o povo e fazem de todos nós fantoches,critico o
pois você faz parte da lide ignorante portuguesa,e estou para ver quem é que me impede de falar bem ou mal de portugal neste estado republicano!
Tenha dó e cresça pois a república tem os dias contados.
A constituição foi feita para alguns que acham se superiores a tudo e todos.
Cada um faz o que quer,
a liberdade é um posto!
Tenho dito!
Mai nada!
Cumpra-se a Lei.
Nada de excepções...
Nem para a chouriça caseira.
Nada de remédios caseiros!
Bom mesmo é ir às putas.
Enviar um comentário