Para não esquecer...

A DEMOCRACIA DO PS

Um senhor com ar importante disse há dias que a democracia em Portugal se deve a Mário Soares e Manuel Alegre.

Curiosissimamente nenhum deles estava em Portugal no dia 25 de Abril de 1974. Eu também não. Mas enquanto eles passeavam e viviam com o dinheiro de subsídios no estrangeiro, eu vivia em Moçambique, com um miserável salário, depois de ter sido impedido de exercer a minha profissão

[professor, a que na altura correspondia o chorudo salário de dez contos e quinhentos]
porque nas minhas aulas se apoiava o terrorismo
[onde é que eu já li isto?].
Agora vem um alto dirigente do PS
[Renato Sampaio, que tem certamente um elevado salário saído dos impostos]
assegurar que é uma prática anti-democrática que os professores se reunam e se manifestem num lugar onde o PS prevê organizar um comício.

Excelentíssimo senhor Sampaio, anti-democrático é conceber, parir e impor uma reforma que afecta os professores, sem a mínima participação deles; fazer circular a ideia, com dinheiro do povo, de que é culpa deles se temos uma porcaria de escolas e uma política educativa que é uma vergonha; fazer constar que tudo seria uma maravilha na educação se os professores não fossem tão mandriões e se não andassem metidos em manifestações.

Uns sofreram para implantar a democracia e outros
[chamem-se eles Sócrates ou Sampaios]
querem gozá-la e chupá-la até aos ossos sem sacrifício nenhum.

Os professores têm o direito que lhes dá a Constutuição de se reunirem onde quiserem, quando quiserem e para protestarem se isso lhes sair das suas próprias e pessoais ganas. Podem também reunir-se para passarem um dia de descanso na praia depois do cansaço dos cem mil em Lisboa.

Que importância tem se eu convido uns amigos professores por sms, por carta, por email ou pelo telefone? E se não são meus amigos que lhe importa?

Pobre democracia se só os partidos e os sindicatos pudessem convidar ou convocar um grupo de pessoas, mesmo que fosse só para ir à esquina tomar uns copos.

Não será esse medo provocado por uma consciência muito pesada?

escrito por oJosé Alberto, Porto Rico

0 comentário(s). Ler/reagir: