No programa em que, um dia destes, estiveram professores e a ministra, ouvi uma coisa que, não percebendo eu muitos dos problemas que afectam o ensino, me deixou intrigado. Falava a ministra do insucesso escolar e do facto de o mesmo ter diminuído muito em Portugal no último ano. E, se houve mais sucesso escolar, é porque houve empenho do governo, mais meios, mais disciplina.
Mas, ouvindo bem os argumentos, a conclusão é diferente. Parece que baixou, isso sim, a exigência. Ora bolas! Assim também eu. O que irrita solenemente é que o governo, a ministra, esta cáfila de glutões não tenham um pico de vergonha e falem disto como de uma grande conquista do governo. Corja!
escrito por Carlos M. E. Lopes
PROFESSORES - PRÓS E CONTRAS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário(s). Ler/reagir:
Ora até que enfim que leio uma análise clara e correcta para as informações estatísticas do sucesso escolar.
Acreditando na veracidade dos números só podia ser derivado a um abaixamento da exigência.
Ou alguém acredita em milagres na educação!
Como é que de um ano para o outro e mesmo num sistema de ensino caracterizado pelo facilitismo, as aprendizagens podem melhorar 20%?
Acho graça a ministra da avaliação e o seu par socretino, com aquela hipocrisia que os caracteriza, atirarem a melhoria do rendimento para o trabalho e empenho dos professores.
E há professores que se calam a esta barbaridade.
Não me admira. Acabo de saber que os professores, que outro dia foram ao Rato receber orientações do Pinóquio, vão organizar uma manifestação de desagravo e apoio à ministra da avaliação e ao patrão.
Enviar um comentário