Para não esquecer...

na rede [20] LAROUSSE EM LIVRE ACESSO

Larousse na InternetAinda há bem poucos anos, quando em Portugal se falava de enciclopédias, era da Enciclopédia Verbo que se tratava ou da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Duvido de que hoje qualquer uma delas tenha importância que se aproxime da de então. E entre as razões principais dessa perda de importância hão-de estar as enciclopédias online, com particular destaque para a Wikipédia, um repositório de informação imenso
[no momento em que escrevo, a versão inglesa tem 2.392.189 artigos],
dinâmico
[controladamente editável por quem quer que seja],
de acesso inteiramente gratuito, muito mais facilmente pesquisável do que qualquer outra em papel, traduzida para bué de línguas.

E nem o facto de a veracidade de alguma informação não estar garantida belisca o valor da Wikipédia: os erros andam igualmente pelas enciclopédias tradicionais.

[a editora anunciou já o fim da edição em papel de 20 volumes, que não se vende, prometendo a reformulação do "figurino"].
Com uma originalidade: podem ler-se, devidamente distinguidos por cores, os artigos Larousse e os artigos escritos pelos colaboradores internautas.

Está em francês, é claro, mas vale a pena. Tudo indica que a luta entre os 2 projectos vai dar que falar. E que escrever.

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: