Para não esquecer...

rapinados 7. A DANÇA DA MORTE

A Dança da Morte surgiu na Europa em princípios do século XV provavelmente como resposta às mortes causadas pelas epidemias de peste negra. Os primeiros exemplos deste género foram pintados em frescos nas paredes das igrejas, com um carácter marcadamente moralista recordando aos fiéis que aa vida é breve e a morte chega inevitavelmente. As pinturas de Hans Holbein, a meio do século XVI são exemplos bem conhecidos.

A Dança da MorteA Dança da MorteO aguarelista, pintor e caricaturista inglês Thomas Rowlandson (1756-1827) cria e edita com carácter periódico, entre 1814 e 1816, The English Dance of Death, 96 gravuras a cores acompanhadas por texto em verso de William Coombe, que unidos à obra Doctor Sintax editada anteriormente lhe outorgam uma grande popularidade. Estas imagens poderiam situar-se entre o grotesco e o humorístico.

[rapinado do blogue, em língua castelhana, Odisea 2008, dedicado à divulgação de livros e imagens encontrados em bibliotecas digitais. Aí se encontram também as hiperligações para a obra acima mencionada, em 2 volumes: volume 1 e volume 2.]

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: