A chacarera é uma dança e música populares tradicionais na Argentina e no sul da Bolívia. É dançada por pares, livremente, com um passo básico semelhante ao de muitas danças folclóricas argentinas:
- um passo para a frente com o pé esquerdo;
- o pé direito avança até apoiar a ponta junto do pé esquerdo. O peso do corpo passa a ser suportado pelo pé direito;
- o pé esquerdo volta a dar um passo à frente, um pouco mais pequeno que o primeiro e passa a suportar o peso do corpo, para poder repetir toda esta série começando agora com o pé direito.
[sobre a chacarera leia todo o artigo da wikipedia de onde tirei este extracto. Em espanhol. Um outro artigo em português sustenta que é errado atribuir a origem da chacarera ao folclore argentino. Mais informações AQUI].
[um simpático argentino dinamizador de "una comunidad global para compartir libros" com mais de 32.600 membros, que me deu a conhecer a chacarera e a quem deixo aqui um abraço]:
As chacareras andam espalhadas pelo Youtube, numas largas centenas de vídeos.
escrito por ai.valhamedeus
5 comentário(s). Ler/reagir:
Ouça-se, então, essa grande mulher da música argentina que dá pelo nome de Mercedes Sosa, a cantar a "Chacarera del fuego": http://www.youtube.com/watch?v=spuT6CXEVuQ
Bom artigo amigo António.
Saudações.
E...
Muito bonito, sim senhores!
Porém muito mais calmo e menos elaborado do que a nossa coreografia da actuação de ontem, no Museu e, há dias, no teatro, em participação num espectáculo de beneficência.
No Teatro? Alguém vai ter um ataque cardíaco. E não me refiro aos bailarinos. Se a pessoa em quetão ler este comentário (o que duvido) saberá ao que me refiro.
E nem assim, D. António, lhe puxa o pé para a dança?
Gabriela
P.S. Gostei muito deste seu gesto. Só falta o outro
Em questão, naturalmente!
Ando a falhar muito. É do cansaço de ontem! Lol!
Gabriela
Olá gostaria muito de um email para contato, somos uma escola de Idiomas e vamos fazer um evento cultural, e estamos procurando grupos de danças... para fazer apresentações.
Um abraço
gheisa
gheisa.idt@yazigi.com
Enviar um comentário