Estou fora das Escolas, não sei o que se passa, mas estou a sentir que esta coisada está mal. Leio no Público que houve uma reunião de professores na Escola Infanta D. Maria, em Coimbra, a melhor escola pública do país e os 89 professores presentes, num universo de 95 docentes, votaram unanimemente a suspensão da avaliação de desempenho. Esclarece o jornal que a escola é tida por conservadora.
Sei da azáfama e o stress a que estão sujeitos os professores, pois tenho alguns amigos que são professores. Há um professor com quem só consigo falar ou antes das 8,30 ou só depois das 8 da noite. Nem ao almoço.
Santana Carrilho escreve
“Este modelo de avaliação penaliza os professores que usem direitos protegidos por leis de dignidade superior: direito a engravidar, direito a estar doente, direito ao recolhimento por morte da mãe, pai, filho ou filha, marido ou mulher ou até o direito de não ser prejudicado por cumprimento de obrigações legais impositivas (comparecer em tribunais). Este modelo de avaliação penaliza professores quando os alunos desertam da escola ou chumbam; põe professores de Música a avaliar professores de Matemática, bacharéis a avaliar doutores”.
Entretanto a sociedade parece a leste. Ninguém se preocupa, mas cheira-me a tsunami.
escrito por Carlos M. E. Lopes
5 comentário(s). Ler/reagir:
Também a mim me cheira. Mas cheira muito. A lista de escolas que já rejeitou este modelo de avaliação é extensa e está a aumentar cada dia. Na cidade de Viseu, numa das escolas "com pouca tradição de luta" -- o ex-Liceu -- num só dia mais de 90% de professores assinaram documento de contestação do modelo. Numa outra, à falta de melhor hora, os professores reuniram por iniciativa própria, para discutir e rejeitar o modelo, às 9 horas da noite... Nos últimos meses tiveram lugar as maiores manifestações de professores de sempre... e, quando se pensava que o mar tinha acalmado, eis que tudo indica que os professores estarão na rua novamente em peso.
Eu nunca vi nada assim!...
Já é de mais. Tanta burrice junta cheira que tresanda. E sabem que mais, estou farta, senhores estou farta! E os tiranetes nas escolas por pressões das Dir. Regionais de Educação, por pressões do Ministério? Quem se lixa é a camada que está em baixo, isto é, a que trabalha e tenta dar aulas neste caos total.
E sabem que mais outra vez? Não assino, porque ainda me dizem que o que não quero é ser avaliada. Mais, um amigo seu, Dr. Carlos Lopes, afirmou que os profs do Secundários não fazem nada. Não foi bem assim, foi ainda mais indelicado
Um amigo meu? Que indelicadeza? Se é meu amigo, o tratante, merece ser denunciado ou tem direito à diferença? Não sei quem é.
Carlos Lopes
Qual Tsunami, isto parece o 25 de Abril da educação.
Foi mesmo necessário um ME desumano e arrogante para nos pôr todos unidos, a berrar contra a ditadura da 5 de Outubro...
Lá estaremos a demonstrar a nossa indignação nas ruas da capital da Socratolândia!
Exemplos de escolas que já exigiram ou desenvolvem processos
de exigência de suspensão da avaliação do desempenho
Agrupamento de Escola Azeredo Perdigão – Viseu
Agrupamento de Escolas D. Duarte – Viseu
Agrupamento de Escolas da Sé – Lamego
Agrupamento de Escolas de Campo de Besteiros – Tondela
Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim – Nelas
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
Agrupamento de Escolas de Grão Vasco – Viseu
Agrupamento de Escolas de Lamego
Agrupamento de Escolas de Mões – Castro Daire
Agrupamento de Escolas de Mortágua
Agrupamento de Escolas de Mundão – Viseu
Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
Agrupamento de Escolas de Resende
Agrupamento de Escolas de Sátão
Agrupamento de Escolas de Silgueiros – Viseu
Agrupamento de Escolas de Stª Comba Dão
Agrupamento de Escolas de Tabuaço
Agrupamento de Escolas de Tarouca
Agrupamento de Escolas de Vouzela
Agrupamento Escolas de Moimenta da Beira
Escola Secundária Alves Martins – Viseu
Escola Secundária de Carregal do Sal
Escola Secundária de Castro Daire
Escola Secundária de Nelas
Escola Secundária de S. Pedro do Sul
Escola Secundária de Viriato – Viseu
Escola Secundária Emídio Navarro – Viseu
Escola Secundária Felizmina Alcântara – Mangualde
Enviar um comentário