Para não esquecer...

ANDA TUDO MAL... -12- o sistema em crise

Ai Jesus violência na GréciaNa Grécia, as manifestações, violentas, continuam. Ninguém acreditará que a verdadeira causa é a morte, no passado sábado, do adolescente hoje enterrado. Não é difícil associar as imagens que as tvs transmitem com as que vimos vindas de França, há 2 anos.

Não tão fácil, nem tão pacífica, será a associação dos 2 fenómenos com outros relacionados com a crise do sistema económico-social em que vivemos. Às vezes dou comigo a admirar-me por não haver mais violência em alguns países. Por exemplo, no país onde se congelam salários porque a situação económica é difícil e pela mesma razão se despedem trabalhadores; precisamente no mesmo em que o Estado arranja 20 mil milhões de euros para... salvar a banca em crise; precisamente a banca que, no primeiro semestre do ano da salvação, teve lucros de mais de mil milhões de euros
[quase seis milhões de euros por dia].
Se este é um sistema justo, puta que pariu tal justiça em vez de a ter abortado!

escrito por ai.valhamedeus

5 comentário(s). Ler/reagir:

freespirit disse...

Não sei se não se começa a alastrar o motim. O problema é que não é quem deveria ser punido que realmente o iria ser.
A punição será para o ano: nas urnas.

Aperto de mão (que às vezes tenho vontade de ser mais canhoto...)

Anónimo disse...

Não há nenhuma razão para qualquer cidadão que viva do seu salário não estar em protesto contra os governos que nos desgovernam.
Este Governo (acompanhado por outros da UE) está de novo a ajudar o capital e a cagar-se para os assalariados. Estes, parecem anestesiados, e incapazes de compreender que, se não se mexerem, a coisa vai piorar.
Espero que o exemplo grego se multiplique nesta Europa de banqueiros subsidiados e assalariados em perda de empregos...

Anónimo disse...

Ai Jesus! Então nesta altura do campeonato vocês ainda acreditam que o tal de "dinheiro" que os bancos "lucram" é mesmo a sério? Então ainda não perceberam que é macaco, que não passa de narda "escritural" da tanga?

Valha-me Deus! É grave, porque a ideia implicita é do género "estão a ver onde é a NOSSA nota anda?" O que quer dizer que estão convencidos que são "proprietários" de nota (que ganharam, está visto...), e que se em vez de serem os banqueiros a "lucrar" a nota eram vocês... que como são poupadinhos a iam por nos bancos, para gáudio do teixeita, do constâncio... e dos banqueiros!!!

Fiquei foi intrigado com a crptica afirmação do freespirit, que augura a punição "para o ano: nas urnas". Será que sai o arquitecto e entra a banqueira?

Anónimo disse...

Anda tudo, mas mesmo tudo mal.
Uns queixam-se que antes ganhavam bilhões e agora só milhões; outros queixam-que que os salarios não dão para nada, mas é vê-los ajoelhados aos pés dos que ganham os milhões, para poderem fazer pirraça aos vizinhos com carro novo, andar novo e telemóvel último grito da moda.
Não, não é um sistema justo. É um sistema em que os que ganham pouco dariam um olho (ou dois) para estarem onde agora estão os que açambarcam muito. Por isso é só mudarão as moscas quando a banqueira-dos-milhões substituir o engenheiro-faz-de-conta.

Anónimo disse...

É isso mesmo...

Faz-me lembrar uma anedota dos anos 80:

Um pato bravo vai jantar à solmar com a patroa de casaco com gola de pele de coelho.

Numa mesa está outro pato bravo concorrente do primeiro, com uma garina de má pinta arreada de bruto casaco de vison.

O pato bravo conservador e a mulher ficam encavacados e jantam à pressa para se pirarem.

Quando saem, passa o outro e a mula num mercedes duas ou três classes acima do deles. Comenta o conservador:

- Ganda ladrão! Olha só para o mercedes do gajo...

Responde a legitima:

- Deixa lá António que a nossa amante é muito melhor que a dele...