Para não esquecer...

WIKI, O TRABALHO COLABORATIVO

Durante algum tempo, a Web foi um espaço para os internautas clicarem em links, navegarem, pesquisarem informação. Éramos consumidores de informação. Entretanto, a Web transformou-se, de lugar de leitura, em lugar de leitura-escrita 
[a chamada Web 2.0]:
basta ver, como exemplo de outras realidades, os blogues.

São diversificadas as ferramentas desta nova Web e, muitas delas, rentabilizáveis
[já rentabilizadas]
para a melhoria do ensino e da aprendizagem em rede. Saliento, neste momento, o trabalho cooperativo
[de que a Wikipédia é porventura o exemplar mais conhecido]:
porque estou a pensar em utilizá-lo como forma de favorecimento e enriquecimento da aprendizagem dos meus alunos.

Por isso, convido os meus leitores que tenham alguma experiência neste domínio a que partilhem comigo/connosco essa experiência. Que ferramentas usam? que sítios aproveitam
[a minha primeira abordagem foi em pbwiki. Há sítios alternativos: são melhores?]?
que resultados têm obtido?

Antecipadamente agradeço as colaborações.

escrito por ai.valhamedeus

2 comentário(s). Ler/reagir:

Paulo Jorge Izidoro disse...

Resposta rápida
Fáceis, simples. Bons para trabalho colaborativo. E em trabalho de grupo fica a saber sempre quem escreveu o quê e quando!!
wetpaint é o melhor
O wikispaces em segundo
Nada em português

Exemplos orientados para professores:
http://belex.wetpaint.com/
http://livrodigital.wetpaint.com/

Ai meu Deus disse...

Estive quase a desistir do destaque. Ainda bem que o não fiz.

Belas dicas, Paulo Izidoro (a cereja: exemplificação num domínio, a "biblioteconomia", que me é caro)! Gracias!

(Eu sei que há leitores do Ai Jesus, com experiência, que usam outras alternativas. Vou aguardar...)