Para não esquecer...

MONIZ CONTRA SÓCRATES

Finalmente há jornalistas que querem ver Pinto de Sousa, sentado num banco, à espera de notícias sobre o seu próprio julgamento. Moura Guedes prometeu; Moniz, publicamente, disse que o fará e instigou outros jornalistas, se assim o entenderem, a fazer o mesmo. As luvas e as pinças com que abordam o “freepór” podem ficar bem longe dos tribunais
[o engenheiro disse que é assim desde a antiguidade, será!]
mas, a defesa da honra dos políticos e o manifesto conflito com a liberdade de expressão irão atravancar o já débil aparelho judicial. Consta que, na Europa (TDH), Portugal tem sido condenado por decisões judiciais em que prevalece a defesa da honra contra o direito à liberdade de expressão. Mudaremos o prato da balança, ou tiramos a venda da justiça?

Enquanto isso, vale a pena passar os olhos pelo respigo da comunicação do Director da TVI
[os sublinhados são da própria notícia no sítio da TVI]:
Moniz avança com queixa contra Sócrates

O director-geral da TVI confirmou, esta quarta-feira, durante o Jornal Nacional, que já avançou para os tribunais com uma queixa contra José Sócrates.

«Já avancei para os tribunais com uma queixa contra José Sócrates, não impedindo outros jornalistas de o fazerem também», revelou.

José Eduardo Moniz utilizou as próprias palavras do primeiro-ministro para desmentir as mesmas: «Não sou cobarde, nem me escondo atrás de uma moita ou de um arbusto para fazer uma caça ao homem, utilizando um jornal travestido.»

«José Sócrates transmitiu o seu enorme desconforto perante o jornalismo de investigação que os melhores jornalistas desta casa têm desenvolvido em relação ao caso Freeport.

Ele teve oportunidade de esclarecer o país sobre o seu alegado envolvimento, mas não conseguiu, não pode, não soube ou não quis fazê-lo. Preferiu atacar a TVI. Ofendeu-me a mim em particular, o último responsável pela informação, quer na minha honra, quer na minha dignidade», afirmou.

O responsável do canal assegurou a sua «surpresa» e «alguma estupefacção», «não pela atitude crítica» em relação a um telejornal «do qual assumidamente não gosta», mas pelo «tom e termos impróprios para uma pessoa com as suas responsabilidades».

«A única vítima até agora parece ser a liberdade de informação», disse, acusando Sócrates de «processos de intimidação que querem condicionar o exercício do jornalismo» e acrescentando: «Tal não acontecerá enquanto aqui estiver. Continuaremos a trabalhar da mesma maneira, com independência e rigor.

Afirmando-se «seguro do profissionalismo e competência» dos jornalistas da TVI, Moniz reforçou: «A TVI só relatou factos, não os inventou. Não acusámos nem julgámos seja quem for (...) Até hoje ninguém desmentiu a nossa informação.»

«Não vou alimentar mais polémicas. É triste e irónico que a poucos dias do 25 de Abril se presenciem tantos ataques e ameaças ao jornalismo livre», concluiu.
escrito por Jerónimo Costa

0 comentário(s). Ler/reagir: