Para não esquecer...

SOBRE O QUE SE VOTA NO PARLAMENTO EUROPEU

À esquerda ou à direita? Às vezes a coisa é complicada.

Na Europa, por exemplo, há um projecto para efectivar a repressão na web e outras coisas pesadas, como a privatização da Internet. Pode saber mais AQUI

Segundo nos diz Enrique Dams:
  • O que se vota no Parlamento Europeu é o chamado telecoms package, como resultado da pressão de três dos lobbies mais fortes do mundo: o político, o das telecomunicações e o dos direitos de autor.

  • O pacote de medidas outorga às empresas de telecomunicações um poder omnímodo para se converterem nos autênticos polícias da rede: podem examinar as suas comunicações, decidir se o que recebe ou envia pode passar pela rede ou deve ser bloqueado, impedir o acesso a determinados sítios em função de qualquer tipo de critério e sem passar por um órgão judicial, ou vender acesso preferencial a determinados sítios como se fossem canais de televisão.

  • O pior dos pesadelos, o ambiente em que os Estados Unidos se negaram a entrar, a desnaturalização e desactivação mais completas da rede, convertidas em realidade.

  • Além disso, é dado acesso aos conteúdos das empresas que exploram a propriedade intelectual, o lobby dos direitos de autor, que passam a estar num ambiente em que podem desligar da rede aqueles que considerarem “infractores” de umas leis redefinidas a seu bel-prazer ou bloquear  aqueles sítios que possam tornar-se potencialmente perigosos para o seu modelo de negócio.

  • Finalmente, o lobby político consegue o ambiente sonhado: quando antes se confrontava com uma enorme massa de gente com capacidade para opinar e expor as suas opiniões a outros, agora unicamente terá que falar com as empresas de telecomunicações para estas deixarem de fora das suas ofertas preferenciais aqueles que lhes forem incómodos. Uma internet “sob controlo".
muita informação na rede. O “telecoms package” é a maior aberração que jamais pudemos ver passar num parlamento, a iniciativa liberticida mais importante que jamais vivemos em relação à rede. Se os representantes do seu partido
[sejam de direita ou de esquerda: a direita espanhola (PP) está contra; não sei onde está a esquerda]
votarem a favor deste pacote de medidas, elimine-os como opção política: terão demonstrado a sua verdadeira natureza e a sua submissão aos lobbies de poder em vez de ao cidadão. Saiba quem são eles e em que sentido votaram: não o esqueça.

[Todo o texto do blogue de Enrique Dans]

escrito por Eduardo LG, Argentina

0 comentário(s). Ler/reagir: