Para não esquecer...

LEIT(e)URAS [36] o moinho do rei

Moinho do Rei
No passado dia 4 do presente mês, foi apresentado, em Viseu, o romance histórico O Moinho do Rei de Fernando Augusto Resende (da Chiado Editora).

Na época da reconquista cristã da península os frades de várias ordens religiosas militares ajudam as populações construindo mosteiros onde ensinam artes e ofícios. Mas ajudam também o jovem rei Dom Afonso nas lutas por expulsar os mouros que se tinham instalado há séculos. Num pequeno vale bucólico localizado entre a serra do São Macário, a serra do Montemuro e o rio Pavia, a rotina de uma família de moleiros é abalada com a chegada súbita de um jovem muito maltratado que acolhem e ajudam a restabelecer-se. No alto da serra do Montemuro acoita-se um bando de salteadores de estrada e o abade do mosteiro dono daquelas terras prepara-se para ir com um punhado de gente ao encontro do rei Dom Afonso aquartelado em Coimbra, para marcharem sobre Lisboa mourisca já sitiada pelos cavaleiros cruzados.

Mas afinal quem é aquele jovem e que ligação tem ao bando de salteadores de estrada que vão ter um papel preponderante em toda a história?

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: