Para não esquecer...

HITLER E JESSE OWENS

Jesse Owens

Toda a vida tenho ouvido dizer que Hitler se tinha retirado da tribuna de honra do Estádio Olímpico de Berlim, em 1936, após a vitória de Jesse Owens, para não ter de cumprimentar o negro norte americano.

Leio agora que Hitler terá apertado a mão de Owens por trás da tribuna de honra e que Owens andava com essa fotografia na carteira.

Vergonhosa foi a atitude americana. Roosevelt não mandou a Owens qualquer felicitação pelas quatro medalhas de ouro ganhas pelo americano e nem Roosevelt nem depois Truman lhe agradeceram ou o receberam na Casa Branca. Curioso, na democrática América, o campeão negro foi pelo elevador de serviço para uma recepção no Waldord-Astoria, em sua honra, por não poder utilizar o elevador dos clientes.

Se for verdade, não me admira. Há uma tendência para desvirtuar a história de acordo com a elite dominante em cada época.

Há poucos anos se soube que a super civilizada Suécia tinha esterilizado, nos anos sessenta, pessoas com problemas psíquicos, para evitar a propagação das anomalias.

E muita coisada se virá a saber quando a propaganda governamental dos vários governos for derrotada.

Já agora, para quando uma análise desapaixonada e rigorosa do pensamento e percurso de Churchil?

escrito por Carlos M. E. Lopes

0 comentário(s). Ler/reagir: