TRUMP(A)

LUGARES -13. portugal

Porto cidade

[Porto. A cidade vista de uma janela]

O blogue Odisea 2008, que já aqui referi mais do que uma vez, faz um percurso visual por "esse belo país" que é Portugal, tal como era no século XIX e princípios do XX
[está tudo AQUI].
Utiliza as ilustrações de 3 obras, típicos livros de viagem da época:
Belezas de Tomar
[belezas de Tomar]

[rua principal de Ourém]
  • Through Portugal (Através de Portugal), com textos de Martin Hume e ilustrações Archibald Stevenson Forrest, editado en 1907.

    Contém 32 gravuras a aguarela, que (apesar da má qualidade, seja da impressão da obra seja da digitalização que se fez do original) nos permitem uma panorâmica interessante dos diversos lugares e gentes deste país em princípios do século XX.
Malha do trigo[malha do trigo]

tear
[tear]
  • Portugal, its land and people (Portugal, a sua terra e a sua gente), com texto de William Henry Koebel e gravuras das aguarelas de Susanna Roope Dockery (nascido no Porto em 1856). Editada em 1909, esta obra apresenta gravuras de melhor qualidade e complementa a anterior, já que as datas de edição são muito semelhantes.

Coimbra. Sé velha[sé velha de Coimbra]
[a cidade do Porto]
  • The tourist in Portugal : illustrated from paintings by James Holland (O turista em Portugal: Ilustrado com gravuras de pinturas de James Holland), com textos de William Henry Harrison. O blogue expõe 13 das 18 gravuras do livro, deixando hiperligação para as ver todas.
escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: