Para não esquecer...

VÍDEOS DA SEXTA 48. o laço branco

O LAÇO BRANCO de Michael Hanek. Palma de Ouro de Cannes 2009. Vencedor de Melhor Filme, Melhor Argumento e Melhor Realizador pela Academia de Cinema Europeu.

Sinopse
Uma aldeia protestante da Alemanha do Norte. 1913/1914. Vésperas da Primeira Guerra Mundial. Uma história de crianças e adolescentes, pertencentes a um coro liderado pelo professor da aldeia, e suas famílias: o barão, o gerente, o pastor, o médico, a parteira, os camponeses. Acidentes estranhos acontecem e, gradualmente, assumem o carácter de uma punição ritual. Quem estará por detrás de tudo isso?
[Fonte: atalanta filmes]


escrito por Adriana Santos

4 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Quem está por detrás de tudo nunca se sabe fica por esclarecer. A vida mítica da aldeia aparece na dureza da realidade em que a violência impera a todos os níveis, relação patrão empregado e especialmente na família. Violência que não sendo novidade aqui tem contornos bem definidos na vida da aldeia, afinal a vida na aldeia nunca foi nem é o paraíso da entre ajuda. será que a violência e as relações de vizinhança não existentes na cidade são piores que a vida de falsas virtudes na aldeia?

vitor m disse...

Este é um filme a não perder, acho.
Encontrei nele pitadas do ambiente das famílias salazarentas nos idos tempos da ditadura.
A opção preto e branco assenta-lhe que nem uma luva e dá força ao dramatismo da história.

Anónimo disse...

Nos idos tempos? Serão assim tão idos?

Anónimo disse...

Nos idos tempos? Serão assim tão idos?