Para não esquecer...

BREVES -30. 3 breves




1- FALTA DE REZA

Por insuficiência de reza,
Por falsidade de crença
Meu anjo me culpou
E vaticinou eterna penitência.

Mas não ajoelho
Nem peço desculpa
Não quero um deus
Que vigie os vivos
E peça contas aos mortos

Um deus amigo
Que me chame por tu
E que espere por mim
Para um copo de riso e abraços:
Esse é o deus que eu quero

Um deus
Que nem precise de existir.
[Mia Couto - In, Tradutor de Chuvas]

2- SÃO PAULO, 2000 ANOS DEPOIS
“… o padre Carreira das Neves, dá a lume um novo título, o 12º - São Paulo, dois mil anos depois. Nos 20 capítulos do livro o autor apresenta a figura e a obra do apóstolo, bem como a escola Paulina, nas suas principais vertentes. Escreve Carreira das Neves na apresentação: a figura de São Paulo sempre me surpreendeu. Ele surpreende, inquieta e levanta sérios problemas aos ‘esquemas’ da igreja (igrejas) (católicos romanos, ortodoxos, protestantes, evangélicos) nestes dois mil anos -- os do passado, do presente e do futuro. O leitor dar-se-á conta de que não há um Paulo ‘católico’, ‘ortodoxo’, ‘protestante’, ‘evangélico’. Paulo pertence a todos. Mas tem acontecido com Paulo o que aconteceu com Jesus Cristo segundo narra Paulo na 1 Cor 1, 12-13: refiro-me ao facto de cada um dizer: ‘ Eu sou de Paulo’, ou ‘Eu sou de Apolo’, ou ‘Eu sou de Cefas’, ou ‘Eu sou de Cristo’. Estará Cristo dividido? Porventura Paulo foi crucificado por vós? Ou fostes baptizados em nome de Paulo?".
3- RUA DE FARO
Dois homens de meia-idade, seja lá o que isso for, estão à conversa, no passeio em frente ao estabelecimento onde provavelmente trabalham, ou descansam, por falta de clientes.

Dizia o mais baixo e magrinho, perante o risinho nervoso e o sorrisinho do interlocutor:

-- A pessoa é limpa e de confidencialidade. É daquelas pessoas…

Não ouvi mais, devido ao passo apressado e à discrição.

Mas sobre a existência de Deus é que a conversa não versava. Porventura…

0 comentário(s). Ler/reagir: