Para não esquecer...

EX-CITAÇÕES * 100. no rescaldo do 25 de abril

1.

Para que uma revolução vença realmente não basta que conserve o poder, é preciso que seja amada. Só a revolução amada é democrática. Mas a revolução só é amada quando não emprega a violência.
O 25 de Abril foi uma revolução justa bela e serena. Foi uma revolução que usou a força e não usou a violência. O facto de a revolução do 25 de Abril ter usado a força e não ter usado a violência é um facto exemplar. O 25 de Abril foi uma revolução bela e amada porque não usou a violência. Foi um progresso da história das revoluções porque não usou a violência. E essa escolha da não violência foi o rasto mais revolucionário do 25 de Abril.
O propósito da democracia é não usar a violência. Sabemos que uma democracia que usa a violência é sempre uma democracia que se suicida. A história mostra que as revoluções que usam a violência acabam sempre por criar novas formas de tirania. Onde há violência há abuso e onde há abuso não há justiça. Onde há violência há medo e onde há medo não há liberdade.
Onde há medo há sempre alguém que pousa o seu pé em cima da cabeça dos outros.
A esquerda é a escolha política daqueles que acreditam que o mal nunca é necessário.
[[Sophia de Mello Breyner Andresen - Primeira página de um texto de 1975]

2.
O 25 de Abril vale cada vez mais a pena e é na fidelidade aos seus valores que Portugal se tem de ‘salvar’ e ganhar futuro.
[José Carlos de Vasconcelos]

3.
Necessariamente a tolice estará nas maiorias
[Camilo Castelo, Branco, citado por José Viale Moutinho]

escrito por Gabriela Correia, Faro

0 comentário(s). Ler/reagir: