Para não esquecer...

DESIDÉRIO MURCHO

Desidério Murcho é professor de filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto, no Brasil (apesar de ser português), autor de vários livros de filosofia, incluindo manuais para o ensino secundário. E, em Portugal, nome grande de um certo modo de fazer filosofia.

A O meu baú revelou algumas das suas preferências (musicais, filosóficas,...). Aqui.


escrito por ai.valhamedeus

2 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

muito bem observado, de um certo modo, mas não do modo mais certo... a filosofia que propõe para o ensino secundário é muito redutora e assente no "jogo" da verdade e da veracidade de proposições e de argumentos.
Antes de aprender a estruturar o pensamento é necessário aprender a pensar que é para isso que serve a filosofia e infelizmente o método que aponta é muito redutor, demasiado técnico e muito pouco útil a uma introdução à "arte de pensar" que é para isso que se deve ensinar e aprender filosofia nos liceus.
S M

Toino do campo disse...

Não concordo, SM. Nisto:

Não me parece que se possa aprender a pensar sem saber estruturar o pensamento. Não me parece que o "Antes de..." seja verdade.

Além disso, este "certo modo de pensar" tem para os estudantes (e não só) muitas qualidades, de que destaco: o rigor, a abertura à crítica e a clareza. Os manuais que dele saíram são exemplo disso.