Para não esquecer...

VÍDEOS DA SEXTA 163. "como estrelas na terra"

É acima de tudo a prova de como a arte e a educação são importantes ferramentas de estímulo ao desenvolvimento de uma pessoa quando aplicadas intencionalmente para a sua felicidade, independente do problema que tiver. 
Como Estrelas no Céu retrata a história de Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, que já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam à sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar a sua atenção. O seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados à escola para falar com a diretora, o pai da criança decide levá-lo para um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e logo percebe que algo de errado estava a acontecer com Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a pôr em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.
Fonte: [http://serdislexico.blogspot.pt]

Taare Zameen Par - Como Estrelas na Terra  é um filme indiano de 2007. Aamir Khan além de dirigir, atua no papel do professor Nikumbh. A estreia do filme nos cinemas foi em 21 de dezembro de 2007 e foi lançado em DVD em 2008 na Índia como Taare Zameen Par e em 2010 seus direitos foram comprados pela Walt Disney Home Entertainment para ser distribuído comercialmente no Reino Unido, Estados Unidos e Austrália, como Like Stars on Earth.

escrito por Adriana Santos

1 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Lindo! Obrigada, Adriana, por mo ter mostrado!
gabriela
A índia, um país de contrastes, de onde são originários 237 mil dos cidadãos mais ricos do mundo, segundo um relatório do Crédit Suisse; e segundo a revista Forbes, dos bilionários do mundo, 55 vêm da Índia. Segundo um português que vende ferraris na Índia, um desses ricos tem 23 Ferraris na garagem. Outro tem o seu Ferrari na sala, como ornamento, e só utiliza o leitor de Cds do carro!