Para não esquecer...

FILOSOFIA... ORIENTAL (?)


Das três questões de "um teste de filosofia centrado no tema religião", para alunos do 10º ano de escolaridade, retiro esta (apenas como exemplo):
Faça corresponder a cada um dos cinco elementos da filosofia chinesa do Feng Shui e do taoísmo, o respectivo ponto cardeal, animal, campo de vida (profissão, casamento, etc), cor, sentido humano (audição, visão, etc.), estação do ano, hora do dia, percentagem de yang (jovem, velho) e de yin, e aplique a lei da contradição principal a esse conjunto
Confesso a minha ignorância de licenciadozinho: não sei responder. Mas o (presumível) autor responde por mim:
Os cinco elementos da filosofia chinesa do taoísmo são: madeira, fogo, terra, metal e água. As correspondências de cada um são:
 
MADEIRA. Este. Dragão verde. Crescimento, família. Cor verde. Visão. Nascer do sol. Jovem Yang.
FOGO. Sul. Fénix. Fama. Fala. Verão. meio dia, velho Yang (máximo Yang ou máxima luz e calor).
TERRA. Sudoeste (ou Centro, segundo algumas interpretações). Serpente. Cor: amarelo. Fim do verão. Casamento, amores.  Sabor. Meio da tarde. Igual proporção de Yang e Yin.
METAL. Oeste. Tigre branco. A criatividade, os filhos. O olfato. Outono. Cor branca. Pôr do sol. Jovem yin (algum frio e humidade).
ÁGUA. Norte. Tartaruga negra. A profissão, os negócios. Audição. Inverno. Meia noite, velho Yi ( máximo Yin ou máxima escuridão e frio).
A lei da contradição principal diz que um sistema de múltiplas contradições pode ser reduzido a uma só, organizando-as em dois blocos, podendo haver uma ou outra contradição na zona neutra. Assim podemos, por exemplo, colocar de um lado o bloco Yang (Madeira/primavera ; Fogo/Verão) e do outro lado o bloco Yin (Metal/ Outono, Água/Inverno), ficando na zona neutra a Terra/Fim do Verão na qual Yang e Yin se equilibram. Há outras maneiras de estruturar a contradição principal.
Depois de ler a resposta, sinto que a minha condição de licenciadozinho fica ainda mais esmagada: fico a saber (ainda) menos o que é a filosofia, que não imaginava que pudesse andar por estes caminhos.

Todo o blogue me parece orientado... nesta orientação. Ai Jesus!...

escrito por ai.valhamedeus

2 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

é para alargar horizontes. Pelo que li suponho que tal filosofia acontece numa escola pública e laica. depois queixam-se que se massifique a ideia de que "a filosofia é o conhecimento com o qual e sem o qual se fique tal e qual".

Anónimo disse...

Em que lugar do ranking está esta escola?