Para não esquecer...

O que é um demagogo

[do meu ar(es)quivo de ex-citações]
Helena Roseta ao DNA de 24/Out/1998 -- sobre Paulo Portas, que caracteriza como "muito demagogo":

Diz coisas que sabe perfeitamente que não são verdaderias. A intenção de um demagogo passa por criar uma expectativa que não encontra razões válidas na realidade.
escrito por ai.valhamedeus

1 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

AMIGO:
etimologicamente vem do grego e significa condução ou sedução do povo, cabecilha ou sedutor da populaça (demos, povo e ago, conduzir). Aristóteles dizia "hoje, graças ao crescimento da retórica, os demagogos são as pessoas capazes de discursar" (Política), mais acrescenta, "Os demagogos aparecem quando as leis não têm força" (boa base de debate?), mais chama demagogia "à forma corrompida ou degenerada da democracia". Agora é só juntar pontas, não te parece. E no fundo, a velha Grécia continua a ser boa Escola!
Mais esta: "O demagogo e o adulador têm uma semelhança notável. Ambos possuem um crédito sem limites: um, sobre o tirano; o outro, sobre o povo corrompido." (idem). Passemos a Sócrates:
Demagogia: sistema corrompido, no qual políticos oportunistas e sem virtude manipulam a populaça nas assembleias, apelando para as suas paixões e instintos primários".
Estávamos a falar de quem? Ah, sim, Paulo Portas, o tal!!
Abr. Felicitações. Very good blog!!