Gatosa
Se o meu caro leitor está convencido de que sabe o que é um gato, então faça o favor de se desconvencer e procure os 30 e tal diferentes significados do termo que o dicionário Houaiss refere. Aí saberá que, além de pequeno mamífero carnívoro felídeo, um gato pode ser a) a porção de tecido que fica com o alfaiate ou a costureira depois de entregue a encomenda que lhe foi feita; ou, figuradamente, b) um indivíduo ligeiro, esperto; ou ainda c) um rapaz ou homem muito atraente -- um gatão. Sendo mulher, uma gatona.Prosseguindo na lista dos verbetes do referido dicionário, encontram-se termos como gato-de-botas (pessoa que mente e exagera muito) ou gato-pingado ( indivíduo pago para acompanhar enterro a pé, empunhando uma tocha)... ou gatosa.
Gatosa, esclarece Houaiss, é uma bebedeira (na aldeia de onde sou natural é mais comum ser designada por cabra). Mas Houaiss não refere o masculino: gatoso, talvez por se tratar de um termo que ainda não anda na boca de toda a gente.
Com garantia de quem sabe: no Brasil, particularmente nos ambientes de praia, gatoso é um... gat(ã)o idoso. Seja o exemplo (que vem da mesma fonte) do actor António Fagundes.
De cada vez que Lili Caneças paga para lhe esticarem umas rugas, jura a própria, fica mais nova uns anitos (da última vez, garante, 15 aninhos). É caso para dizer que Lili Caneças é uma gatosa?
escrito por ai.valhamedeus [com 1 beijo para a Adriana, por quem soube dos gatões e me ensinou que um barracão pode ser um galpão e o lancil, meio-fio...].
0 comentário(s). Ler/reagir:
Enviar um comentário