Para não esquecer...

AVIVAR A MEMÓRIA [2]

O PS é de esquerda?



O meu leitor, se menos jovem, com muita probabilidade se lembrará da extinta revista Vida Mundial. Reproduzo a capa do seu número 1912 (de 4/11/1976), um número cujo destaque é, como se vê, os congressos do PS
[o segundo na legalidade -- que, a crer num dos títulos da revista, teria sido Congresso PS do PS e de onde Mário Soares tinha saído "vencedor incontestado"]
e do PSD/PPD
[em Leiria, onde Sá Carneiro -- que aí chegou após 4 horas ao volante e dois furos -- apresentou um ovacionado relatório defendendo um "socialismo democrático e personalista" e onde é criticada a obstrução do PS à admissão do PPD/PSD na Internacional Socialista].
Mas há uma figura que, em escrita destacada ou de passagem, é recorrente nesta Vida Mundial: a de Sottomayor Cardia, então Ministro da Educação do governo PS. Sá Carneiro dirige "uma crítica frontal ao Governo-PS", mas dá "um apoio condicional ao ministro Cardia". E Natália Correia, a Directora da publicação, escreve um Editorial onde apresenta o ministro como exemplo a seguir pelo Governo; seu mérito principal: o combate ao "imperialismo pêcêpista que ainda devasta" o Ministério, pondo de lado, diz, ideologias a favor de um sentimento nacional.

Cardia, digo eu, há-de pertencer à lista de governantes portugueses que ilustrará a tese segundo a qual as grandes mudanças realizadas neste País no sentido de destruir "políticas de esquerda" e implantar "políticas de direita", essas mudanças foram feitas por gente que se diz(ia) de esquerda. Mais concretamente: de gente do PS. Cardia, repito, é um exemplo na Educação. Recorda-se o leitor de outro nome pêesse no domínio da Reforma Agrária? E, já que estamos nesta onda, tente o leitor uma explicação para o facto de o PSD de Marques Mendes não desenvolver oposição séria ao actual governo do sr. Sócrates (tendo já até afirmado mais do que uma vez apoio às "políticas" desenvolvidas no sector da Educação pela Dª Maria de Lurdes)...

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: