Para não esquecer...

O MEU AR(es)QUIVO DE EX-CITAÇÕES [12]

Lobo Antunes sobre Mourão-Ferreira

Eu ainda estou a aprender. Então, um livro bom, em que não se vêem as costuras, nem os parafusos, nem as porcas, a gente tem que ler duas e três vezes para ver onde é que o escritor hesitou, onde é que ele teve problemas...

A gente vê um livro mau, por exemplo, de um homem de que eu gostava muito, como o David Mourão-Ferreira. Um Amor Feliz, do meu ponto de vista, é um mau romance. Quando lhe aparece uma dificuldade técnica, faz a pirueta de um poema. Bolas, quer dizer, isso é uma das razões por que eu acho aquilo um livro que não convence nada. De cada vez que aparece um problema, o narrador dá uma cambalhota, ou com uma imagem, ou com um poema, ou com uma carta. Isso, não...
(António Lobo Antunes - in revista Ler. [Sem registo de data. 19??])

escrito por ai.valhamedeus

3 comentário(s). Ler/reagir:

martim de gouveia e sousa disse...

pela boca morre o peixe e o antunes. um amor feliz não é um grande romance. aceita-se. quanto a cambalhotas, em lobo há fotografias, imagens, cartas e até poesia. isso, não... diz o antunes ao lobo.

Anónimo disse...

O Lobo Antunes a partir do seu terceiro livro consegue escrever sempre a mesma história com personagens diferentes. Não estou a criticar. Admiro-o por isso.

Anónimo disse...

bem esgalhado, Martim! bem esgalhado!