Para não esquecer...

DINOSSAUROS EXCELENTÍSSIMOS

Para quem não sabe: além dos serviços centrais, o Ministério da Educação tem serviços regionais. Existem 5 Direcções Regionais de Educação: Norte, Centro (DREC), Lisboa, Alentejo e Algarve.

A DREC enviou ontem um email (o 408) aos Conselhos Executivos, com pedido de divulgação a todos os docentes e funcionários. Diz (textualmente) o seguinte:

Esta Direcção Regional de Educação vem fazendo ao longo do último ano um forte investimento na modernização dos serviços. O objectivo é tornar mais célere e eficaz a comunicação entre os vários intervenientes do sistema educativo.

Neste sentido realçamos a utilização do mail como meio privilegiado de comunicação com as escolas, a construção da página Web com uma área reservada às escolas, o Fórum.

Porque queremos continuar a melhorar, gostaríamos de lançar para todas as escolas dois grandes desafios:

1- Promover a atribuição de um endereço de e-mail a todos os docentes da escola/agrupamento e aos funcionários a quem se justifique. Para que isso seja possível, será necessário criar uma estrutura de apoio para a sua atribuição e utilização. O Prof2000 (www.prof2000.pt) colaborará nesta iniciativa com todas as escolas que o desejarem.

2- Consideramos que deverá ser uma prioridade para todas as escolas a informatização dos diversos serviços. Por exemplo: actas, sumários, registos de assiduidade e de notas, etc. Não se compreende que continuem a ser feitas manualmente registos e outros actos de rotinas das escolas, quando existem meios técnicos e suporte legal para modernizar e desburocratizar práticas ancestrais.

Confiamos que os Conselhos Executivos se comprometerão fortemente com este movimento de modernização e inovação e que tais medidas serão operacionalizadas a partir do início do próximo ano lectivo, devendo ser consolidadas ao longo do 1º período. As escolas que não se sintam em condições de cumprir estes objectivos, deverão reportar a situação para o seguinte endereço de mail: [apaguei o endereço].

O Director Regional de Educação do Centro

José Manuel Silva
Em que País vivem estes senhores? Em que ano descobriram estas novidades? A que escolas se dirigem? o que é que eles sabem das escolas de/com que falam? Quando é que se descobriram as fascinantes potencialidades do mail e afins
[se é que já descobriram... e fazem mais do que papaguear chavões]?
E quando é que descobrirão o muito que se faz há muitos anos
[e não apenas "ao longo do último ano"],
neste domínio, nas Escolas? o que se faz e o que está feito
[quando tal acontecer, deixarão estes senhores de ser ridículos e até a Dª Maria de Lurdes dirá menos asneiras]?
Este email inacreditável chama-me à memória uma outra estória-circular que recebi um dia destes, via email. Sobre a muita inutilidade da pompa e circunstância do choque tecnológico. Reproduzo-a:
Estava um homem dando de pastar ao seu rebanho de ovelhas, quando de repente aparece pelo inóspito caminho um reluzente todo-o-terreno 4x4 todo equipado. Pára rente ao velhote e sai de lá um jovem de não mais de 30 anos. Traja de negro, fato tipo "Hugo Boss", sapatos "DKNY", acerca-se do velho e diz-lhe:

-- Senhor, se eu adivinhar quantas ovelhas tem no seu rebanho, oferece-me uma?

O velho responde com algum assombro:

-- Sim, por que não?

Então, o jovem volta ao seu 4x4 e tira um Toshiba Tecra 9000 Pentium IV, a 3.8 Ghz com 2 Gb de RAM.
Liga-se à Net via satélite, acede a uma base de dados de 300 MB. Entra numa página da NASA, que mediante um satélite identifica a zona exacta onde está o rebanho, calcula a média do tamanho de uma ovelha tipo "Merino“, segundo uma tabela dinâmica de Excel e, com a execução de algumas macros personalizadas em Visual Basic, logra completar o diagrama de fluxo. Depois de vinte minutos, disse ao velho:

-- O senhor tem 1.347 ovelhas; 256 machos, 1.091 fêmeas e 4 podem estar prenhes.

O velhote, assombrado, disse-lhe que efectivamente assim era e que podia levar uma ovelha.

O jovem pega num dos animais e põe-no no seu 4x4. Estava prestes a ir-se embora, quando o velhote o deteve e lhe perguntou:

-- Desculpe, mas se eu conseguir adivinhar para quem trabalha devolve-me o meu animal?

O jovem, sorridente, disse-lhe, enquanto abria a porta do seu veículo para se ir embora :

-- Claro, homem! Tente!

O velhote respondeu então:

-- O SENHOR TRABALHA COMO ASSESSOR NO GOVERNO DO SÓCRATES.

O jovem, absolutamente surpreendido, disse:

-- Exacto! Como é que sabe?

Ao que o velho respondeu:

-- Por 4 razões. Primeira: Pela pinta de maricas. Segunda: Veio sem que o chamassem. Terceira: Disse-me algo que eu já sabia. E quarta: Nota-se que não tem nem a mínima ideia do “negócio”, porque leva o meu cão em lugar de uma ovelha.
escrito por ai.valhamedeus [com um abraço para o Martim, que me enviou a "estória" do pastor]

1 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Podemos ir buscar o nosso computador à loja do cidadão sotôra? E a banda larga é preciso requisitar? Para mim basta uma fininha. Nós sem choques ... adormecemos.
Obrigado Sôr Primeiro Ministro!