Inglaterra:1 Portugal:2
O Expresso de 10 de Dezembro de 1993 deu a conhecer as conclusões de um estudo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento sobre "a face oculta do carácter nacional". Segundo esse estudo, a Inglaterra ganha a Portugal em... casmurrice:OS PORTUGUESES são o povo mais aborrecido de toda a Europa, depois dos ingleses, e também — contrariando o mito da expressividade emotiva dos povos latinos — o que se manifesta com menor intensidade (...).nb (à margem, mas oportunamente): Inglaterra perde com Portugal não só na casmurrice; perde também na marcação das grandes penalidades. Como ficou demonstrado no último Europeu e, hoje, no Mundial de futebol.
Curiosamente, o inquérito diz que, em termos de nível de instrução, «as posições políticas mais à direita são protagonizadas por cidadãos iletrados», ao contrário das de esquerda, «assumidas por quem possui o ensino médio». Por outro lado, «o indicador religioso demonstrou haver uma relação directa entre a forte religiosidade e a direita política».
A crise social que o país atravessa está a marcar a mentalidade nacional. Os portugueses apresentam-se como o povo que está «menos satisfeito com a situação económica das suas famílias».
À semelhança dos italianos, «somos os que damos menos importância ao ensino da tolerância», mas somos de longe os que mais dizemos aos filhos que é preciso ser trabalhador. Por isso, rejeitamos com maior veemência «a reforma antecipada»; «recusamos o lugar aos trabalhadores estrangeiros e somos os que menos achamos justo dar trabalho aos deficientes».
Lideramos a tabela da intolerância sexual. Em matéria de dificuldades na convivência inter-racial, os belgas são os únicos que nos ultrapassam.
Em matéria de religião, somos pouco coerentes: registamos a maior clivagem entre praticantes e não praticantes nos países do Sul da Europa, reconhecidos como católicos. Neste capítulo, Deus aprecia os irlandeses, que são quem mais vai à missa".
escrito por ai.valhamedeus
1 comentário(s). Ler/reagir:
feliz infelicidade a nossa, com a cabeça aos pontapés já sem cabeça... abraço...
Enviar um comentário