A censura cerca-nos por todos os lados excepto por poucos.
- Há muito por onde escolher, nas notícias -- mas vai esta: o governo dos EUA
[o reino das liberdades]
exigiu em tempos ao Google a base de dados relativa aos utilizadores dos seus serviços. Pretexto justificativo[há sempre um pretexto. pois!...]:
a protecção de menores. O Google recusou "vigorosamente"[ao contrário do Google, Yahoo, Microsoft e America Online, que colaboraram com o Governo e entregaram as suas respectivas bases de dados],
mas um juíz da Califórnia decidiu que pelo menos parte das informações deveriam ser entregues. - A China também não brinca em serviço. Exige filtragem de informação -- e o Google, a Microsoft e o Yahoo cederam. Pretexto justificativo
[há sempre um pretexto. pois!...]
é preferível oferecer aos chineses "um conteúdo limitado do que nada", diz o Google. Compreende-se(?): 64 milhões de chineses têm banda larga. Sejamos claros: estão muitos milhões de dólare$ em jogo.
Foi feita a mesma exigência à Wikipedia; Jimmy Wales, o fundador da enciclopédia, garantiu que jamais cederá às exigências do poder chinês, a China bloqueou-a, a popularidade da enciclopédia aumentou, a China desbloqueou-a... Parabéns a quem resiste! - O Parlamento Europeu decidiu investigar os voos suspeitos da Cia na Europa. A Base portuguesa das Lajes terá sido utilizada para escalas no transporte ilegal de prisioneiros por parte da «secreta» norte-americana. O relatório hoje aprovado em Bruxelas lamenta a falta de colaboração do governo português no caso. Mas compreende-se(?): está em questão uma coisa que se chama EUA. É censura? É auto-censura?
- O capítulo do relatório dedicado a Portugal não faz qualquer referência ao antigo primeiro-ministro Durão Barroso, ao contrário do que pretendia o deputado italiano Giusto Catania. Barroso, recorde-se, foi chefe de governo durante parte do período inquirido nas investigações sobre os voos. Por outro lado, estão ainda vivos na memória os apertos de mão de Barroso a Bush... Mas compreende-se(?): Barroso é o actual presidente da Comissão Europeia. Censura? Auto-censura?
2 comentário(s). Ler/reagir:
ora vês como eu concordo com tudo o que dizes neste post.
isto em resposta ao que disseste no meu blog.(e tendo em consideração tb o meu comentário)
boa noite
ó vitor amado,
ando a ensinar-te umas coisas (acerca da verdadeira democracia)!... ;-) ;-) ;-)
Enviar um comentário