A notícia é dada por Portugal Centro: Padre de Monte Real aposta em missas com karaoke e powerpoint.
Se o padre desafina e o coro não está durante a semana, se é difícil encontrar organistas e garantir a participação dos fiéis, eis uma solução: karaoke e slides de powerpoint. Esta é uma receita imaginada pelo padre José Alves, da paróquia de Monte Real e de Carvide, para procurar cativar e alimentar a participação dos fiéis nas suas missas. Para Maio, o karaoke e o powerpoint já devem estar a funcionar diariamente, aproveitando o “nicho de mercado” que são os “clientes” das termas de Monte Real.escrito por ai.valhamedeus [com um abraço para o Vítor Monteiro, que me deu a notícia]
[...] A “engenhoca” [a utilizar para o efeito], imaginada e criada pelo próprio padre, teve o seu último teste no Natal, em Moinhos de Carvide. Trata-se de uma consola imaginada a partir dos cafés e dos bares, mas cujo programa de músicas é mais modesto e se resume para já a cinco cânticos, orquestrados pelo ensaiador Rui Lavos, seu braço direito neste projecto que muito deve também ao coro da igreja.
Para os menos habituados ao karaoke, aqui fica uma ideia do que os espera. Para já só existe um, mas tudo aponta para que “cresçam” dois ecrãs a ladear o altar. A consola vai permitir controlar a imagem, o som das vozes e a música, assim como permitir a “entrada” das letras dos cânticos.
Dá para tirar as vozes e ficar apenas a música, e com o powerpoint dá para inserir imagens e frases alusivas ao tema da eucaristia. E seguir as leituras. Na batina do padre um controlo remoto fará “saltar” as imagens, mas já o karaoke irá obrigar à presença de uma pessoa encarregue da “engenhoca”. Ou seja, se fosse feito um anúncio a pedir um sacristão, possivelmente um dos requisitos seria conhecimentos de informática na óptica do utilizador. [...]
“No nosso trabalho já foram investidos entre quatro e cinco mil euros”, revela o padre, para deixar já o aviso, em rodapé: “se alguém quiser a consola ou os cânticos tem de os pagar, não é?”.
Vídeo-vigilância ou omnipresença?
Diriam muitos que estamos perante um “engenhocas”. Um mundo de fios guardado religiosamente numa espécie de despensa electrotécnica denuncia uma das paixões do padre, que até montou um sistema de vídeo-vigilância para guardar a igreja de Monte Real. Num televisor no seu escritório, o padre consegue ver uma sequência de imagens do exterior, do altar e dos muitos cantos que fazem a igreja. Afinal, os padres também podem ser omnipresentes.
1 comentário(s). Ler/reagir:
Esta ideia é mto boa mesmo... não fosse eu um dos cantores desse projecto :) e não fosse o ensaiador o meu irmão :P
Mas pronto, digamos que essa ideia está a avançar mto bem e que estamos à beira de uma revolução tecnológica na Igreja que temos no presente que, infelizmente é um pouco antiga (retrógada é um termo mto forte para se aplicar aqui)
Mas pronto, espero que as pessoas começem a adoptar este sistema, porque na realidade, e eu sou testemunha disso, é uma grande ajuda para os fiéis que não conhecem as letras dos cânticos.
Um abraço
Enviar um comentário