Para não esquecer...

EX-CITAÇÕES *39. o limbo desactivado

Filosofia ciência & vidaJá havia umas desconfianças, mas agora temos a certeza: a Igreja Católica desactivou o limbo

[um cónego, em breve declaração a uma das televisões portuguesas, jurou um dia destes que nunca a Igreja tinha defendido tal coisa. Se o cónego fala verdade, mentem-me as minhas recordações de infância e adolescência].
No nº 5 da revista Filosofia : Ciência & Vida, o filósofo brasileiro Paulo Ghiraldelli Jr levantou um problema interessante
[mais ou menos nestes termos]:
com a desactivação do limbo, quem é que vai ser desalojado? Eis as palavras do filósofo paulista:
Papa desacomodará SÓCRATES?

O Limbo é o local para onde vão as almas de crianças que falecem sem serem batizadas. É um lugar sem os sofrimentos do Inferno, mas, ainda assim, distante de Deus. Tal crença pertence à doutrina da Igreja Católica, dizem os entendidos, desde o século XIII. Para nós, filósofos laicos, a figura do Limbo é mais lembrada por causa de Dante Alighieri. Ele fez do Limbo a praça de grandes pagãos, como Sócrates, por exemplo. Mas agora, para onde vai Sócrates uma vez que o Papa Bento XVI anda pensando em desativar o Limbo?

Uns dizem que só o Limbo das Crianças é que será desativado. Podemos ficar tranquilos: Sócrates ficará sossegado. O que o Papa quer, na verdade, não é nada com a Filosofia. Ele está preocupado, mesmo, é com o novo embate da Igreja. Seu antecessor lutou como um leão para destruir de vez o comunismo. Morreu vitorioso. Bento XVI sabe bem que, agora, o novo inimigo é o islamismo, que cresce no mundo todo. E diferente do comunismo, que acabou se acomodando com o catolicismo, não parece estar com disposições para o mesmo tipo de condescendência. Bento XVI está agindo de modo inteligente: precisa mudar a doutrina da Igreja em que ela expulsa os fiéis para os braços do islamismo.

A mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos e, em especial na África, é muito grande. E os muçulmanos não possuem qualquer restrição para as almas das crianças mortas. Sendo assim, acolhem mais fiéis. A ideia de Bento XVI é modificar a doutrina católica de modo que ela se torne mais piedosa (mais cristã) em relação às crianças falecidas e, assim, competir de modo melhor com o islamismo. Terá êxito?
escrito por ai.valhamedeus

2 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Se fosso o nosso 1º acabava já com o purgatório.Aquilo é uma despesa desnecessária para as finanças do Senhor. Um gajo bate a bota e vai logo para o céu ou para o inferno.Qual purgatório! Bem se vê que não há problemas de défice nas "Alturas".

lourenja.blogspot.com disse...

"A ver vamos como diz o cego"