Para não esquecer...

EX-CITAÇÕES *40. o trabalho alienado

Marx

[Manuscritos, 1844]:
O produto do trabalho é trabalho que se fixou num objecto, ou que se objectivou -- é a objectivação do trabalho. A realização do trabalho é a sua objectivação.
A realização do trabalho toma o aspecto da des-realização, e isto em tal grau, que o operário se vê despojado da sua realidade, a ponto de morrer de fome. A objectivaçao aparece como perda do objecto, e isto a tal ponto, que o operário é despojado não só dos objectos necessários à vida, mas até dos próprios objectos do trabalho. Mais ainda: o próprio trabalho se torna um objecto de que o trabalhador se não apodera, a não ser à custa de esforços imensos, e com interrupções muito irregulares. A apropriação do objecto manifesta-se tão claramente como alienação, que quanto mais objectos o operário produz, menos os pode possuir, e mais cai sob o domínio do seu produto, que é o capital.
escrito por ai.valhamedeus

1 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

O capitalista diria, objectivamente, que nem tudo está com objectividade perdido para o trabalhador, dada a morte objectiva que decorre da objectividade da fome...
Este teu blog anda muito eslavo! :)
Abraço,
ALM