Para não esquecer...

DIZCIONÁRIO [52 católico]

O adjectivo

[de origem grega]
católico significa universal. Isso mesmo acentua um documento recente do Vaticano
[mais exactamente, um documento da Congregação para a Doutrina da Fé, entretanto ratificado e confirmado pelo Sua Santidade Bento XVI (SS B16)].
RESPOSTAS A QUESTÕES RELATIVAS A ALGUNS ASPECTOS DA DOUTRINA SOBRE A IGREJA reafirma o que, depois do Concílio Vaticano II, era considerado politicamente incorrecto acentuar: que a Igreja do Vaticano é a única Igreja de Cristo
[portanto, católica],
uma Igreja "una, santa, católica e apostólica
[apostólica, porque fundada pelos Apóstolos Pedro e Paulo]".
Depois de encorajar as missas em latim
[e assim piscar o olho a alguns conhecidos sectores mais conservadores da Igreja],
este SS B16 continua a andar para trás... que é como quem diz a desencorajar eventuais modernices.

escrito por ai.valhamedeus

2 comentário(s). Ler/reagir:

martim de gouveia e sousa disse...

pois. há, no entanto, uma coragem diferente, que se não via desde há muito... abraço.

Anónimo disse...

Falas de lixo teológico com uma cautela que me espanta. Além disso, Pedro e Jesus não fundaram qualquer igreja nem nunca quiseram tal, pois assumiam-se como judeus e falaram para judeus (pregado na cruz, o malogrado messias disse aos que o viam práli de braços abertos que o fim dos tempos estava tão próximo que alguns deles testemunhã-lo-iam antes de morrerem; ora, já só passaram mais de 2000 anos! e assim nunca acertaria no totoloto. C o fim tão perto, ninguém pensa em fundar o q quer q seja!). Foi de facto Paulo quem fundou o cristianismo, à revelia de Jesus e da Igreja primitiva de Jerusalém, pois este corcunda de Tarso, após perseguir e matar cristãos qd se chamava Saulo, deturpou o sentido messiânico de Jesus e inventou uma teologia distorcida que Jesus lamentaria. Paulo não foi apóstolo, Jesus nunca o viu menos barrigudo ou corcunda, o q não impediu Paulo de ter a petulância de se passar por apóstolo - o ganda aldrabão! Depois, no séc.4, veio um facínora romano chamado Constantino, que se aliou ao embrião do que veio a ser a ig católica e foi a história q se sabe. O q nasce torto e com base numa mentira, jamais se endireita e degenera no medievalismo q sabes.
Abraço (outro para SSB16),
ALM