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- Ao viajante que se desloca na Croácia em viatura própria, as tentações da paragem
[para a fotografia ou para a simples contemplação]
são constantes. - A 150 km a norte de Dubrovnik, Split é a segunda maior cidade da Croácia, o centro da Dalmácia
[o seu pulmão económico e turístico, de que à chegada se pode ter uma visão industrial sem graça],
um centro universitário importante e um importante viveiro cultural[e o primeiro sítio urbano a ser declarado Património Mundial pela Unesco, em 1979].
A cidade (antiga), digamos, está instalada no vasto e bem conservado palácio do Imperador Diocleciano, uma construção única na Europa, que desde o século IV conjuga as características agradáveis da villa romana e o carácter defensivo do castrum romano.
O peristilo é um pátio rectangular a céu aberto, centro nevrálgico do Palácio, que dava acesso aos apartamentos imperiais e ao mausoléu. Está rodeado de colunas e de casas restauradas(incluindo o café Luxor).
O mausoléu de Diocleciano, originalmente destinado a Diocleciano, foi no século VII transformado em igreja cristã e, ironicamente, é hoje a Catedral de São Dómnio, martirizado por aquele Imperador.
As portas têm uma importância fundamental, a partir do momento em que a cidade se expandiu para fora dos limites restritos do Palácio. Expandiu-se para oeste, pelo que a Porta Oeste, a Porta Férrea, se tornou a principal porta da cidade. Por ela tem-se acesso à bonita praça de Narodni, rodeada de casas antigas e de palácios renascentistas [bela casa-torre com relógio do século XV].
A norte do palácio, a Porta Aurea foi, em tempos, a entrada principal. Domina o sítio a estátua do bispo Gregório, que quis substituir na igreja o latim pelo croata. Assinalável o trabalho da mão (com um indicador, apontado, desmesurado) e um pé com brilho(os habitantes acreditam que satisfaz os desejos de quem o toca).
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1 comentário(s). Ler/reagir:
É realmente de aguçar o apetite!
Belas paisagens...
Também tenho planeada uma viagem, mais para daqui a uns anitos - poucos, espero - à Eslovénia.
Um inter rail pela Eslovénia, Itália, Grécia e Turquia :)
abraço.
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