Para não esquecer...

VIAJAR - 9. Dubrovnik

[Zivogosce » Costa Adriática » Bósnia-Herzegovina » Dubrovnik » Makarska]

Croácia. O Mar Adriático1.
De Split para Dubrovnik, desce-se, agradavelmente, tendo como fundo o Mar Adriático, incluindo os escassos 9 km de costa que pertencem à Bósnia-Herzegovina Bósnia - Neum
[Neum, uma estância de férias, é a única cidade costeira da Bósnia].
Bósnia - Neum
À beira da estrada, é frequente a venda de vinho, azeite, legumes e fruta
(refrescados “naturalmente” por repuxos de água).
Mali Ston é uma aldeia encantadora, Croáciahoje considerada uma das mais importantes estações de cultura de ostras do Adriático.

Croácia2.
Se Dubrovnik fosse uma mulher, diz o guia Routard, seria uma bela latina com coração eslavo. Os pés na água, a cabeça ao sol.

Pode-se entrar pela porta Pile;Dubrovnik, Croáciae entra-se numa das mais belas cidades europeias, totalmente pedonal, Dubrovnik, Croácia rodeada de muralhas Dubrovnik, Croácia
[cuja visita, de 2km, deve iniciar o conhecimento da cidade
Dubrovnik, Croácia
permitindo descobrir sucessões de telhados harmoniosos,
Dubrovnik, Croácia
fortes,
Dubrovnik, Croácia
discretos pátios interiores,
Dubrovnik, Croácia
gordas torres de vigia, Dubrovnik, Croácia insuspeitáveis ruelas
Dubrovnik, Croácia
palácios, igrejas, conventos] Dubrovnik, Croácia
e de fortificações, ao pé de uma montanha que cai abruptamente nas águas de um azul mediterrânico límpido.Dubrovnik, CroáciaRuelas lajeadas de pedras brancas... Dubrovnik, Croáciauma avenida – a Placa – cujo chão polido brilha como num cenário de cinema. Uma subtil mistura de requinte veneziano e de espírito eslavo.
Dubrovnik, CroáciaA rua principal da cidade antigaDubrovnik, Croácia – Placa (Stradun) – foi outrora um canal eDubrovnik, Croáciaé hoje uma sucessão de casas claras, num chão polido de calcário.

No início da Placa, a imponente fonte de Onofrio, Dubrovnik, Croáciado século XV, ainda funciona Dubrovnik, CroáciaJá teve dois andares, mas o terramoto de 1667 destruiu-lhe o piso superior. Em frente, a igreja e o mosteiro dos franciscanos, Dubrovnik, Croáciaonde ainda vivem alguns monges e que tem no interior uma das mais antigas farmácias da Europa (1317) e no exterior uma interessante pietà gótica.

No outro extremo da Placa, a coluna de Orlando fica entre a igreja de São Brás Dubrovnik, Croácia e o soberbo palácio renascentista Sponza; a torre do Relógio ocupa a direita do palácio. É um popular sítio de encontro.

Justificam ainda a visita a igreja, os claustros e o museu do Convento dos dominicanos, o palácio dos Reitores, a catedral e, na zona do novo porto da cidade (Gruz), as antigas residências de verão da nobreza.

escrito por ai.valhamedeus

0 comentário(s). Ler/reagir: