Para não esquecer...

Pê... quê?! [44] O PODER DA GESTÃO ESCOLAR

O Conselho de Ministros aprovou o projecto de decreto-lei que alterará o modelo de gestão escolar. Segundo ele (e cito o Público)

o futuro órgão máximo de cada agrupamento de escolas, com competência para eleger e destituir o director, não poderá ser presidido por um professor, mas antes por um encarregado de educação ou por um representante da autarquia ou da comunidade local.
A explicação do secretário de Estado Jorge Pedreira é esclarecedora:
os professores não poderão assumir a presidência do Conselho Geral, uma vez que isso poderia representar uma diminuição da autoridade do director da escola, que necessariamente terá de ser um docente.
Portanto, fica claro que o objectivo é retirar o poder aos professores. Isso mesmo se pretende com outras medidas, como esta:
Os professores nunca poderão estar em maioria absoluta no Conselho Geral [constituído por professores, funcionários não docentes, encarregados de educação e representantes da autarquia e da comunidade local], uma vez que o projecto de decreto-lei estabelece que a sua representação não poderá ser inferior a 30 por cento nem superior a 40 por cento da totalidade dos membros.
Repito: os docentes não são decisivos nem na eleição nem na destituição do director
[nem estou a ver em quê sejam decisivos].
Interrogo-me sobre o que pensará esta equipa socratina:
  • que os profissionais da educação não são os professores? que os professores não são profissionais da educação?
  • que o objectivo principal das escolas não passa pelos profissionais da educação?
  • que é preciso abrir o caminho à criação de jobs, já que a procura pelos boys é cada vez maior?
Este governo pê-èsse tem-se encarregado de destruir o sistema educativo português. Dá-lhe agora mais uma machadada de peso, ao destruir a gestão democrática conquistada em Abril. Se isto é socialismo, puta que pariu tal socialismo em vez de o ter abortado.

escrito por ai.valhamedeus

5 comentário(s). Ler/reagir:

pn disse...

...PUTA QUE PARIU TAL SOCIALISMO, parafraseando o Jota Gê!
(dói mais constatá-lo quando somos, também, culpados! ai, ai, ai...!)


abracinho
pn

Anónimo disse...

Para quem (ainda) acreditava em alguma envergonhada sensibilidade democrática dos xuxialistas socráticos, aqui fica a prova de que estava enganado.
Não me espanta nada que tenham pegado no projecto psd, lhe tenham aplicado algumas não sofisticadas técnicas de photoshop (para desespero dos psd que têm visto quase todos os seus projectos políticos roubados pelos xuxialistas - sem pagamento do devido copyright) e pronto.. aí temos os novos reitores socratianos que, de certeza, vão tirar a educação do caos.
Salazar e Caetano devem estar a rir-se que nem uns malucos com o que se está a passar nesta socratelândia...

pn disse...

Tens razão VM (abraço para ti de Boas Festas).

Para o Ai Jesus! sua íntegra consciência, capacidade interventiva e desassombrada análise político-social... mais, do mesmo, em 2008!

Anónimo disse...

Bom Natal, amigos.Quanto ao novo ano, estamos conversados...mais PS (Partido Socretinocrático).Até quando?...

Anónimo disse...

Esperemos que os gestores não tenham a mesma habilitação literária que o primeiro-ministro. Este falso engenheiro civil continua a tocar o rabecão da engenharia social: acaso desconhecerá ele que uma escola também tem professores?