Para não esquecer...

AS CORRIDAS DE TOUROS

Que belos chifres!

50 valentes manifestantes protestaram na praça de toiros de Las Ventas, em Madrid, contra as corridas e pela sua abolição em Espanha, diz o Diário de Notícias de hoje. Barcelona vai já aboli-las, penso, este ano. É um princípio de civilização, digo eu. Acho o espectáculo degradante para os toiros, os cavalos, os toureiros e os espectadores. Não consigo achar piada e acho, a par da luta de cães e de galos, um exemplo de barbárie, de incivilização, de brutalidade, o que quiserem. Tenho amigos que andam quilómetros por causa de tal espectáculo. São meus amigos, mas não deixam de ser selvagens
(se calhar, como eu).
escrito por Carlos M. E. Lopes

13 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

É verdade
Mas quem é gosta de encornados.

Muito embora digam que há 6 milhões em Portugal eu não acrediro.

Este ano já foice tudo
O Campeonato
A Taça
A Taça da Liga
A Champions
A Uefa
Até o 2º lugar foice

Anónimo disse...

Caro Carlos Lopes
Apoio a sua luta pela dignidade dos animais. O escritor e poeta Tolstoi dizia que um povo se define pela forma como trata os seus animais.
É isso aí.
Gabriela

Anónimo disse...

Eu até gosto das "corridas" e de todo o ambiente que gira à volta da "festa". Garcia Lorca, Hemingway,Goya... entre outros, também gostavam! Talvez a minha passagem por Agronomia me tenha influenciado.Isto dos toiros é como gostar de fado, do Benfica, etc. Não se explica...! Não me venham é pregar moral porque aí teriamos muito a dizer no que diz respeito aos pretensos "protectores dos animais". Do que eu não gosto é que levem este povo ao engano e o estejam a "governar" sem nobreza!
tótó55

Anónimo disse...

Qual povo? O espanhol?
Deixe-se de lérias. Os animais agradecem.

Anónimo disse...

Gostava de ver o pessoal que gosta de touradas, na arena, na situação do touro...
Este "espectáculo" não passa de barbárie e é de um sadismo confrangedor...

Anónimo disse...

E eu gostava de ver os que não gostam de touradas mas gostam de bifes, no matadouro, na situação do touro...

Anónimo disse...

pelintras!!!
Se não houvesse touradas já não havia touros.
Esta é a verdade.
Com gente desta até os mosquitos de Dengue devia ser protegidos

Anónimo disse...

Ó Aijesus, eu acho que devia censurar este anónimo. É que além de ofender as pessoas, não sabe concordar o verbo com o sujeito.
Gabriela

Anónimo disse...

Parece que o tema é polémico!Eu gosto de ver corridas de toiros e não gosto de caça! Prontos!! E a caça é tida como um regulador das populações "predadas". As corridas, como disse o anónimo candidato a "censurado" pela Gabriela,"talvez" tenham um papel na defesa daquela espécie de bicho!Tenho de aguentar os ápodos de: sádico,bárbaro, selvagem...etc Não me zango! Sol e Toiros!! Mediterrâneo ! Sul da Europa! Vinho e Azeite. Há algo que liga isto tudo e muito mais!
tótó55

Anónimo disse...

O touro bravo tem uma vantagem sobre os seus irmãos criados unicamente para bifes: vivem uma vida decente (em liberdade) até ao momento da corrida. Não será demasiado redutora esta defesa dos touros? Quem defende os frangos, os coelhos, as vacas e as cabras que comemos todos os dias? E já agora (por que não?) as alfaces, as couves, o trigo, o arroz e as batatas!

NB. Muito cuidadinho com as censuras! Há diabos que nem a brincar devem ser invocados. E se se chama o da censura contra a ignorância, mais vale que a censora se revista de perfeição. Não se pode «concordar o verbo com o sujeito». Só é pertinente a concordância do predicado com o sujeito.
Valha-me Deus se o Aijesus se pusesse aqui a censurar a nossa ignorância!
J Alberto

Anónimo disse...

Muito obrigada pela correcção. Não sou perfeita e já tinha reparado na incorrecção. Mas não me apeteceu voltar ao assunto.
Eu estava a ser irónica, pedagogicamente irónica, para que os anónimos, a coberto do anonimato(pior ou igual à censura) deixassem de usar a má educação e o insulto quando se trata de discordar dos outros. Ou isso é democracia? Uns podem ter opiniões e outros não?
Gabriela
P.S. Até porque o autor do texto foi bastante cuidadoso para não ferir susceptibilidades.
Dispenso o seu paternalismo quanto à censura.

Anónimo disse...

Dispenso a sua censura ao paternalismo

JA

Anónimo disse...

Ora, ainda bem! E chega de touradas. Metaforicamente falando. E das outras também.
Gabriela