Para não esquecer...

UBUNTU * 1. as vantagens do linux

UbuntuInicio, com este, uma série de textos dedicada ao sistema operativo Linux, numa das suas versões
[distribuições, em linguagem linux]
mais na berra
[e justificadamente]:
o Ubuntu. Não sendo perito no assunto, nem algo que com isso se pareça, pretendo apenas deixar aqui alguns apontamentos
[para memória minha, certamente. Eventualmente, para ajuda de algum leitor].
Começo por um conselho, que já pus em prática: atreva-se a instalar o Ubuntu. Instale-o conservando o seu Windows
[vai-lhe dar jeito durante algum tempo. Como qualquer outro sistema operativo ou qualquer programa, vai precisar de algum tempo de aprendizagem para o Linux. E vai levar algum tempo até encontrar todos os programas que façam aquilo que está habituado a fazer com o Windows].
Há várias razões pelas quais o Ubuntu é mais recomendável que o sistema da Microsoft. Saliento algumas:
  1. Nunca mais vai ver aquelas importunices da Microsoft a querer comprovar o carácter genuíno do seu sistema operativo e a chamá-lo pirata. Aqui é tudo genuíno. É tudo de borla.

  2. Os requisitos necessários para instalar a última distribuição do Ubuntu
    [a 8.04]
    são muito menores do que os exigidos para instalar o Windows Vista
    [o tempo necessário à instalação também é muito maior no 2º caso. E para instalar menos: no 1º caso, a instalação deixa logo, operacional, um "Office", entre outras várias aplicações]:

  3. Com o Linux deixa de ser preocupar com os vírus. Não há vírus
    [digamos que praticamente não há. Voltarei a este tema, um dia destes].
  4. [esclarecer dúvidas, resolver problemas, trocar ideias,...]
    os que se iniciam ou os já iniciados no Ubuntu: variadíssimos grupos de discussão, fóruns,... em variadíssimas línguas...

  5. ...
escrito por ai.valhamedeus

3 comentário(s). Ler/reagir:

Anónimo disse...

Também estou a experimentar o Ubuntu e tem sido uma agradável surpresa, visto que é totalmente gratuito e vem com uma boa selecção de software. Para mim isso é importante porque posso utilizá-lo numa série de computadores no local de tranalho e não ter problemas nenhuns com a ASSOFT.
Mas o Ubuntu não é só maravilhas, não conheceu alguns periféricos, nomeadamente um modem, o que impediu o computador de aceder à net. O Firefox que escolheram incluir no pacote é o Firefox 3 Beta e que ainda tem alguns problemas.
Quando der problemas e tiver que mexer numa linha de comando, estou lixado porque não percebo nada de linux. O Windows é um SO que todos dominamos e quando não sabemos algo, basta ir perguntar ao vizinho. Também tem uma imensidão de software gratuito e open-source, incluindo alguns que estão no Ubuntu.
Sou utilizador do Openoffice e recomendo-o a toda a gente, excepto aos utilizadores avançados do Office da Microsoft, visto que este ainda é mais poderoso. Mas tanto no trabalho, como em casa utilizo o Openoffice (para ir aprendendo cada vez mais) e tem feito tudo o que lhe peço.
Para terem uma ideia de como o Ubuntu é poderoso, ao contrário do que posso estar a dar a entender, até o meu Ipod, que é da Apple, uma marca muito restrita na liberdade que dá aos utilizadores, se conseguiu ligar ao leitor de música .
Parece-me que não tem nenhum substituto à altura para o Dreamweaver nem para o Adobe Premiere. Para o Photoshop tem o Gimp que faz um bom trabalho.

Ai meu Deus disse...

Paulo, só umas notas (de iniciante):

1. há uma lista de discussão portuguesa de uma prestabilidade excepcional na ajuda: a ubuntu-pt. Página (para inscrição, leitura de mensagens...): https://lists.ubuntu.com/mailman/listinfo/ubuntu-pt

2. o ubuntu reconheceu-me todos os periféricos (incluindo uma placa de tv antiga), com ligação à internet mal acabada a instalação;

3. o software disponível para ubuntu é mais (e mais potente) do que se pode imaginar no começo (digo eu, que estou a começar). Por exemplo, encontrei um dia destes um programa que não sei se estará à altura do Premiere, mas até no aspecto da interface se assemelha muito (não tive tempo de o instalar, por falta de tempo; mas hei-de voltar, para fazer captura de vídeo analógico e tratá-lo). Quanto ao Dreamweaver, também um dia destes vi numa revista um programa que pretendia ser uma "alternativa" para Linux (não consigo recordar-me, porque continuo com o Dreamweaver; mas também lá hei-de voltar...). Para gravação de cds, há uma boa aplicação -- o k3b: http://k3b.plainblack.com/

Anónimo disse...

Boas. Já utilizo o ubuntu desde a versão 6 e desde aí que tenho descoberto o fantástico potencial que esta distribuição de linux tem. além de uma instalação muito mais fácil e rápida que o windows, reconhece quase a maioria do hardware existente e existe quase sempre nos repositórios algum software que faça o mesmo que no windows. Basta salientar a segurançe que o ubuntu oferece sendo o preferido por grandes laboratórios e centros de investigação de todo o mundo pela possibilidade de criar programas para ele ou de usar outros que já existam. Até já existe no brasil numa universidade um professor que colocou uma distribuição de linux a funcionar em três PS3 que utilizam para efectuar cálculos de bioquimica, aproveitando a robustez do linux e o poder do processador da PS3. Equivalente ao dreamweaver existe alguns programas em linux que estão a funcionar muito bem. Para video, para substituição do premiere existe o kdenlive, lives, kino e um bem completo mas que ainda tem alguns problemas de estabilidade (mas no caminho da resolução desses problemas )que é o cinelerra que inclusive dá para streaming. Mas para isso aconselho a exprimentar a versão ubuntu studio que traz muitos programas de audio e video e desenho.