Para não esquecer...

CONFUSIÓN DE CONFUSIONES

Um dos primeiros livros que analisou em profundidade os mercados financeiros teve por titulo
"Confusión de confusiones. Dialogos curiosos entre un filósofo agudo, un mercader discreto y un accionista erudito describiendo el negocio de las acciones, su origen, su etimología, su realidad, su juego y su enredo".
Editado em Amesterdão em 1688, foi seu autor José Penso de la Vega, judeu espanhol que abandonou Córdova por ocasião das perseguições religiosas que empurraram os judeus ibéricos para os Países Baixos no século XVI.

Aqui fica a tradução de dois breves parágrafos, em que o autor claramente imputa à ignorância dos filósofos a responsabilidade pelos desmandos dos financeiros:
>Filósofo: Que negócio é este, que, apesar de tanto ouvir falar dele, não o compreendo nem consigo esforçar-me para o compreender, nem encontrei até hoje um só livro em que se fale dele de forma que compreenda?
>Accionista: Bem digo eu que sois néscio, barbudo amigo, pois ignorais o enigmático negócio, que é o mais real e o mais falso que há na Europa, o mais nobre e o mais infame que o mundo já viu, o mais fino e o mais grosseiro que nas urbes se pratica! É compêndio de ciências e sumo exemplo de enredos, pedra de toque dos atentos e tumba dos atrevidos, tesouro de utilidades e incentivo de ruínas, e, finalmente, é imagem de Sisifo que jamais descansa, símbolo de Ixion que anda sempre em roda-viva!
escrito por Ya Allah

0 comentário(s). Ler/reagir: