Contribuo para a dignificação do dia... do Senhor, com algumas sugestões de leitura. Começo com um texto de Daniel Oliveira, publicado no Expresso do passado dia 17, (ainda) sobre os Conselhos do Cardeal (sobre as relações entre os Estados e as Religiões):
Dirigido-se às jovens portuguesas, o cardeal-patriarca de Lisboa deixou um conselho: "Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meterem-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam". É comovente ver uma instituição que impede a ordenação de sacerdotisas, que gostaria de proibir o divórcio e que trata as mulheres como mero objecto de reprodução preocupada com os direitos das ditas. Suponho que brevemente veremos o cardeal a dirigir-se aos homossexuais alertando para a discriminação a que o Islão os remete.Depois, alguns livritos:
Um dos problemas de muitas sociedades muçulmanas não é a sua religião. É não terem conquistado essa grande vitória da civilidade: a de remeterem as igrejas para o seu devido lugar. Só não é arriscado casar com um católico porque não é o cardeal-patriarca a determinar a conduta dos cidadãos e a lei do Estado.
Sempre contra a vontade dos respectivos cleros, a maioria dos países europeus laicizou os seus Estados e as suas sociedades. E impôs a tolerância religiosa como norma de convivência. Esperemos que essa conquista tenha sido eficaz e que as palavras do cardeal provoquem a repulsa pública que merecem. E para todas as pessoas civilizadas se recordarem que, assim como os católicos são diferentes entre si (apesar de em Portugal muitos espancarem as mulheres, a maioria não o faz), o mesmo acontece com os muçulmanos, que são outras coisas além da sua religião. A começar por este simples facto, que, por Policarpo se ter referido nas suas declarações ao "país deles", suponho que desconhece: pouco há em comum entre um muçulmano da Arábia Saudita, da Bósnia, de Moçambique, do Afeganistão, da Albânia ou da Indonésia. Mau sinal é ter de repetir estas evidências a uma pessoa com responsabilidades sociais.
[Leia aqui ou aqui.] | [Leia aqui ou aqui] |
[Leia aqui ou aqui] | [Leia aqui ou aqui] |
[Leia aqui ou aqui] | [Leia aqui ou aqui] |
escrito por ai.valhamedeus
4 comentário(s). Ler/reagir:
Leia aqui, leia aqui, um gajo segue o link e, nada... ou indisponível!
Bahhhhhhhhhhhh
vitor m,
"leia aqui" é sinónimo de "descarregue daqui" ;-)
Eu sei Toino, tb não sou assim tão tótó :-))
O problema é que está sempre indisponível...
Mas eu experimentei e consegui (como "Free user"). Não sei, então, o que se passa contigo...
Enviar um comentário