Para não esquecer...

LEIT(e)URAS [35] penso, logo flipo

As minhas idas

[algo frequentes]
a Espanha deixam-me sempre surpreendido com as novidades livreiras no campo da Filosofia, provenientes de autores espanhóis, sendo um número significativo delas de iniciação a problemáticas filosóficas. Das minhas últimas aquisições destaco Filosofía 100% adolescente
[Madrid: San Pablo, 2008]
e Las narices de los filósofos
[Barcelona: Ariel, 2008].
Filosofia 100% adolescenteO primeiro
[deixo o segundo para um texto posterior]
é a versão espanhola do francês La philo 100% ado de Yves Michaud e, tal como o original, insere-se numa colecção de que fazem parte outros títulos como Psicología 100% adolescente. Reúne o resultado de encontros, promovidos pela revista juvenil Okapi, entre adolescentes e o autor, professor de filosofia na Universidade de Paris. Estão em debate 16 problemas filosóficos:
Podemos viver sozinhos? O que é um amigo? Por que precisamos de amor? É a morte o final de tudo? Por que há guerras? Somos livres? O que é a verdade? Em que consiste ser justo? O que é o belo? o que é o feio? Serei eu o meu corpo? Por que sonhamos? O que é que nos faz rir? É mal ser preguiçoso? Pode a ciência explicar tudo? Por que falamos línguas diferentes? Podemos comprar tudo?
A obra, que tem ilustrações de Manu Boisteau, desenvolve-se segundo uma estrutura bem explícita: cada capítulo abre com a formulação do problema
[os problemas foram formulados pelos leitores da revista acima referida]
ilustrado com um desenho tipo cartoon,
[no género do da capa, acima reproduzida: "Pienso, luego flipo"]
segue-se-lhe a reprodução de breve diálogo
[a lembrar o estilo dos diálogos platónicos]
entre Michaud e os adolescentes, concluindo com uma secção "Para saber mais", onde o autor completa o diálogo desenvolvendo certas ideias e acrescentando pistas de estudo, como as respostas de certos filósofos aos problemas em análise.

No final, Filosofía 100% adolescente dá alguns conselhos de leitura: meia dúzia de obras, muitas delas "clássicas", para cada capítulo. E, mesmo para terminar, em Para saber ainda mais, 9 curtos textos do autor, construídos com pequenos tópicos, mostram como se pode reflectir estruturadamente sobre 9 dos problemas analisados -- e deixa-se o convite para que o leitor faça um exercício idêntico com os restantes 7 problemas, no sentido de ir construindo ensaios. Um índice remissivo completa este conjunto, certamente útil para os adolescentes que se queiram iniciar na filosofia ou para os professores que se dediquem a orientar tal iniciação.

Nb: há uma versão brasileira da obra, traduzida por Maria de Fátima Oliva Do Coutto (Rio de Janeiro: Editora Escala, 2009).

escrito por ai.valhamedeus

1 comentário(s). Ler/reagir:

Bea disse...

Obrigado por me ter fornecido mais umas quantas questões giras para apresentar à "escrita Criativa" dos meus "putos" do 3ºC...LOL